RTX 4080 fica 19% à frente da RTX 3090 Ti. Chega?

A RTX 4080 já chegou ao mercado, e como tal, já temos acesso às primeiras reviews e benchmarks oficiais daquilo que podemos esperar da placa gráfica da NVIDIA. É rápida, disso não haja dúvidas, mas para o preço… Será que é suficientemente rápida?

RTX 4080 fica 19% à frente da RTX 3090 Ti. Chega?

Portanto, no mundo das análises a placas gráficas, temos o mundo real, e o mundo sintético. O mundo real é a performance da placa em jogos, que os jogadores realmente querem jogar. O mundo sintético é a performance da placa em testes benchmark, como é o exemplo do 3DMark TimeSpy.

Dito isto, nos testes sintéticos, a RTX 4080 foi capaz de ultrapassar a RTX 3090 Ti em 25%, ao mesmo tempo que foi 21% mais lenta face à RTX 4090. Entretanto, em jogo, a RTX 4080 consegue apresentar resultados 19% superiores relativamente à antiga topo de gama da NVIDIA. Mas claro, 23% mais lenta que a RTX 4090, a atual topo de gama da empresa.

Bons resultados? Ou pelo preço, seria de esperar mais um pouco? Especialmente agora que a AMD apresentou dois modelos capazes de bater o pé a esta placa, a um preço bastante mais em conta.

Honestamente, um aumento de performance de 20% face à topo de gama do ano passado, não é mesmo nada mau. Contudo, nesta altura do campeonato, seria de esperar uma NVIDIA mais amiga da carteira! Estamos a falar de 2 anos em que comprar uma placa gráfica foi uma tarefa árdua. Aliás, aos preços atuais, continua uma missão ainda bastante complicada. Mas não… Aliás, começo a achar que até as RTX 4070 Ti e RTX 4070 vão ser muito pouco amigas da carteira dos utilizadores. Isto a não ser que a AMD consiga mesmo criar alguma mossa nos planos da velha rival.

Ademais, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também