Apesar do facto de ainda não estar disponível, a versão com 12GB da RTX 4080 já foi fortemente criticada pela comunidade Gaming, porque vamos ser honestos… É uma RTX 4070 Ti, com outro nome, e um outro preço.
Caso ainda não tenha percebido, o GPU que dá vida à versão de 12GB da RTX 4080, não é o mesmo GPU da versão com 16GB. Afinal, a RTX 4080 com 16GB tem como base o GPU AD103, enquanto a RTX 4080 com 12GB fica pelo AD104.
É um GPU mais fraco, e mais barato, e por isso mesmo, com menos potencial para a computação gráfica. É também exatamente por isso que a diferença de performance chega aos 30%.
RTX 4080 com 16GB é 30% mais rápida que a versão com 12GB. Em suma, é uma RTX 4070 Ti com outro nome, e um preço muito mais alto.
Portanto, a NVIDIA apenas disponibilizou testes para três jogos, F122, Plague Tale: Requiem e Microsoft Flight Simulator, mas mesmo com esta base tão pequena, é fácil perceber que a diferença de performance é muito significativa, e vai muito além da diferença de capacidade de memória.
Estamos a falar de placas gráficas, com o mesmo nome, mas com uma diferença de performance que anda entre os 25% e 30%. É demasiado!
Curiosamente, nestes mesmos testes, também podemos encontrar a RTX 3090 Ti, que sem acesso ao mais recente DLSS 3, ficou sempre atrás dos 3 novos modelos. No entanto, quando o DLSS 3 não é suportado, a RTX 3090 Ti ficou sempre à frente da nova RTX 4080 com 12GB de memória.
Em suma, tendo em conta a diferença de preços, a diferença de performance não é descabida. O que temos de criticar é mesmo o uso do mesmo exato nome, para dois produtos vastamente diferentes. Isto vai resultar em alguma confusão, e claro, aproveitamento no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado nas novas placas gráficas da NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!