Nas últimas semanas, temos visto a NVIDIA a avançar com vários conjuntos de especificações para a sua nova gama de placas. Isto, para conseguir separar muito bem os seus primeiros modelos pertencentes à geração RTX 40 ‘Ada Lovelace’.
Isto é sempre uma missão complicada, especialmente agora, que a AMD parece estar na sua melhor forma de sempre no campo dos GPUs.
Mas, ao que tudo indica, chegámos finalmente ao ‘sweet spot’! Naquela que pode muito bem ser a rainha das placas gráficas em 2022, e em 2023. Curiosamente, até existe uma potencial alternativa, caso a AMD falhe em bater o pé à sua velha rival na próxima geração.
Estamos a falar da RTX 4070! Uma placa que vai pegar no sucesso da RTX 3070, para tentar elevá-lo a outros níveis. Especialmente agora que a crise de chips e a loucura do mining fazem parte do passado.
RTX 4070 já tem as especificações finalizadas. Rainha dos 500€?
Portanto, segundo um dos mais reputados ‘leakers’ da indústria (Kopite7Kimi), vamos ter uma RTX 4070 com 12GB de memória GDDR6X a 21Gbps num bus de 192-bit, 7680 núcleos CUDA, e um TDP de 285W.
Com estas especificações, apesar do barramento mais curto (192-bit vs 256-bit), a NVIDIA consegue alcançar uma melhoria muito interessante na largura de banda e velocidade da memória. Ao mesmo tempo que também aumenta a capacidade em 4GB! Algo cada vez mais importante nesta gama de preços, onde o normal é monitores 1440p com grandes taxas de atualização de frames.
No entanto, existe uma segunda hipótese possivelmente menos apelativa. Visto que a memória cai para os 10GB, e o número de núcleos também baixa para os 7168 núcleos CUDA. O barramento é ainda mais curto (160-bit).
Qual é a diferença de performance? No Time Spy Extreme, estamos a falar de uma diferença de 1000 pontos, o que é bastante significativo.
O que vai acontecer?
Muito honestamente, acredito que a primeira configuração vai mesmo dar vida à RTX 4070, enquanto a segunda, por sua vez mais limitada, vai dar vida a uma provável RTX 4060 Ti, em 2023. Pessoalmente, acho que a NVIDIA vai esperar para ver o que a AMD tem para oferecer, com as suas ofertas prontas para serem lançadas logo a seguir.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a NVIDIA tem tudo para ganhar uma nova geração, ou 2022 e 2023 vão ser complicados com a chegada da AMD, e de certa forma, com a Intel a morder os calcanhares? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!