O mercado de placas gráficas está a passar por uma fase complicada. Os preços estão altos, a procura está baixa, mas as grandes fabricantes continuam a pedir valores pura e simplesmente exagerados, que ninguém quer pagar.
Além do exagero dos valores, a performance das novas ofertas também não surpreende ninguém, visto que a única placa gráfica realmente interessante, com nÃveis de performance superiores ao que já tÃnhamos no mercado, é a RTX 4090. Porém, nada disto significa que não existam novos lançamentos.
As placas não se vendem, mas a NVIDIA já tem uma RTX 4060 Ti pronta, desta vez com 16GB de memória VRAM.
RTX 4060 Ti chega ao mercado no dia 18 de Julho
Portanto, a NVIDIA tem a sua gama média quase completa, dando-se ao luxo de lançar uma segunda versão da já conhecida RTX 4060 Ti. A placa que deveria ser o “sweet spot” no mundo qualidade/preço, vai agora apostar no dobro da memória VRAM, o que claro está, também significa que o preço vai ficar muito menos apelativo para as massas.
A placa chega ao mercado no dia 18 de Julho, com as primeiras reviews a serem publicadas 1~2 dias antes. O preço deve andar à volta dos 500~550€, visto que o mesmo foi confirmado pela própria NVIDIA há algumas semanas atrás. Mas, a realidade é que o mercado não aceite estes preços, por isso, pode ser que exista espaço para algumas surpresas neste campo.
Entretanto, enquanto a RTX já tem a sua gama RTX 40 quase completa, a AMD parece ter espaço para “brincar”, especialmente se conseguir (ou quiser) lançar produtos mais interessantes, e mais baratos. Aliás, não é só a AMD que tem tempo e espaço, a Intel também está a preparar a sua próxima geração de placas gráficas. Tempo? Sim, leu bem, é que a NVIDIA não conta lançar uma nova geração até 2025.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!