RTX 40 Super: Novidade não é performance. É eficiência (e preço)!

Estamos fartos de dizer ao longo das últimas semanas que a NVIDIA está a preparar um ‘refresh’ à sua atual gama de placas gráficas RTX 40, novamente aproveitando a sua velha nomenclatura ‘Super‘.

Porém, enquanto no passado tudo isto significava novos níveis de performance incríveis, em 2024 tudo indica que o objetivo da NVIDIA passa por corrigir um dos aspetos mais negativos que têm aparecido no mercado com a evolução das placas gráficas. Estamos a falar do consumo de energia elétrica, e aquecimento exagerado do hardware.

Isto não significa que não exista um aumento de performance nesta nova gama ‘Super’. Mas, o foco é lançar placas gráficas mais eficientes, e também mais baratas no lado da produção. (Esperemos que essas poupanças passem para o bolso do consumidor).

Vamos por partes?

RTX 40 Super: A novidade não é performance. É eficiência (e preço)!

nvidia, super

Portanto, ao que tudo indica, a NVIDIA quer lançar pelo menos 3 novos modelos em 2024, todos eles dentro da gama de preços onde a coisa tem corrido pior para a gigante das placas gráficas.

Estamos a falar das RTX 4080, 4070 Ti e 4070! Todas elas vão receber uma versão Super com algumas melhorias à mistura. Algo curioso, porque são placas gráficas que prometeram imenso na altura do seu lançamento, mas que devido a níveis de performance/preço desapontantes têm ficado nas prateleiras a ganhar pó.

Que melhorias são estas?

Bem, vamos ter ganhos de performance sim, e até melhorias na quantidade de memória disponível no modelo RTX 4070 (12GB -> 16GB). Ainda assim, o foco da NVIDIA é melhorar a performance sem aumentar o consumo de energia, ao mesmo tempo que controla melhor os níveis de aquecimento de cada modelo.

Por isso, ao contrário daquilo que aconteceu com as RTX 20 Super, a NVIDIA pode até nem mudar o GPU em todos os modelos. (Apenas a RTX 4080 e RTX 4070 Ti deverão dar o salto para o GPU AD102.)

Dito tudo isto, na minha mais honesta opinião, este lançamento só faz sentido se a NVIDIA aproveitar a acção para ajustar os preços de toda a gama RTX 40.

Afinal, se a produção está agora mais facilitada, e mais barata, como é normal que esteja, visto que as RTX 40 estão quase a fazer um ano de mercado. Estas poupanças têm de passar para os consumidores! Tudo de forma a dar alguma força ao mercado. A grande maioria dos entusiastas de PC continuam a não avançar para uma atualização, ou para uma nova máquina… Porque os preços das placas gráficas continuam proibitivos.

Em suma, isto tem de começar a mudar no segundo ano do ciclo de vida das RTX 40. Caso contrário, esta vai ser a pior geração de sempre no mundo dos GPUs.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também