Caso não saiba, a NVIDIA parece ter decidido abandonar as linhas da Samsung, para voltar a apostar forte e feio nas linhas de produção da sua velha parceira TSMC. O que pelos vistos poderá resultar numa antecipação do lançamento, e claro, um stock muito maior na chegada às lojas.
Mas a razão não é só esta, porque verdade seja dita, existe muito mais potencial para fazer dinheiro no lado da Samsung. A NVIDIA decidiu voltar a apostar na TSMC, devido ao aumento dramático da concorrência no mercado gráfico, primeiramente pela velha rival AMD, e depois, pelo “novo miúdo no bairro”, a Intel.
NVIDIA RTX 40: Troca da Samsung pela TSMC significa mais stock, mais cedo
Portanto, com a Intel a investir como nunca no mercado gráfico, e com uma AMD a apresentar arquiteturas realmente poderosas. A NVIDIA não teve outra opção, senão voltar para os braços da TSMC, de forma a produzir em massa, pelo menos parte da sua nova gama de placas gráficas baseadas na arquitetura Ada Lovelace (RTX 40).
É que no plano original, a NVIDIA queria utilizar apenas as linhas de 5nm da Samsung. No entanto, de forma a conseguir chegar um pouco mais cedo ao mercado, e com uma grande quantidade de stock, foi mesmo necessário fazer as “pazes” com a TSMC.
Entretanto, em termos de rumores e leaks acerca da performance da nova arquitetura. Tudo indica que o GPU Ada Lovelace mais poderoso vai ser 2x mais poderoso que o atual GA102 que dá vida à RTX 3090. Isto graças a 18432 núcleos de processamento CUDA, e um consumo de energia que pode muito bem ultrapassar uns incríveis 450W.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Bem jogado por parte da NVIDIA? Será que o medo é mesmo assim tanto?