A nova arquitetura gráfica da NVIDIA, conhecida como Ada Lovelace (mas que internamente é conhecida apenas por Ada, ou apenas Lovelace), tem uma missão inegavelmente mais complicada, face às suas antecessoras.
Ao fim ao cabo, depois de em 2020, a AMD ter lançado uma gama de placas gráficas extremamente interessante, tendo como base a sua arquitetura RDNA 2, que por sua vez, também dá vida às consolas de nova geração… Tudo indica que a AMD vai fazer um autêntico all-in com a nova arquitetura RNDA 3, que deverá dar vida às novas Radeon RX 7000.
Sendo exatamente por isso, que a NVIDIA não se pode encostar à sombra da bananeira!
Assim, enquanto inicialmente era esperada uma arquitetura Ada Lovelace pouco diferente da atual Ampere, essa não é a realidade! As novas RTX 40 vão ser baseadas numa arquitetura completamente nova, e pelos vistos, extremamente competente.
RTX 40: Não vão ser um simples ‘Refresh’. Vão ser uma revolução!
Portanto, nos últimos tempos, temos ouvido muita coisa acerca do consumo das novas RTX 40, que pelos vistos, no modelo mais poderoso, poderá chegar aos 900W. Isto passa a ideia de que a NVIDIA está a tentar levar a sua tecnologia ao limite! De forma a chegar a novos níveis de performance, e assim, continuar a ser uma rival à altura daquilo que a AMD tem para oferecer.
No entanto, a verdade está um pouco longe de “placas grandes e pouco eficientes”. Ao fim ao cabo, enquanto inicialmente era esperado que a arquitetura Ada Lovelace fosse um simples refinar da arquitetura Ampere, tudo indica que a nova tecnologia da NVIDIA é também um completo repensar daquilo que é uma placa gráfica GeForce.
Aliás, segundo o que tem chegado à Internet, o GPU AD102 mais recente, não tem nada a ver com o GPU original mais poderoso da arquitetura Ada Lovelace. Algo fez a NVIDIA voltar atrás, e refazer tudo… Algo que muito provavelmente está relacionado com a potencial performance das novas placas da AMD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acredita numa AMD realmente capaz de pisar os calcanhares à NVIDIA? Ou é apenas fake news? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!