Já existem RTX 40 e Radeon RX 7000!? Estão a minar!

Isto parece um bocado impossível, mas segundo algumas novidades, já existem placas gráficas de nova geração em ‘mining farms’. Sim, estamos a falar das placas que apenas deverão chegar ao mercado algures em 2022, pertencentes às gamas RTX 40 (Ada Lovelace) e RX 7000 (RDNA 3). Afinal… O que está a acontecer!?

Já existem RTX 40 e Radeon RX 7000!? Estão a minar!

AMD, nVIDIA

Portanto, isto parece um bocado parvo, mas foram encontradas placas RTX 4090 Ti e AMD Radeon RX 7000, na “pool” da Flexpool, que por sua vez, é uma mining farm que vende a sua potência de processamento a quem quiser comprar.

Como funciona uma Mining Farm? É muito simples, é um espaço onde temos centenas, ou até milhares de placas gráficas, a funcionar em paralelo, para minar criptomoedas. Mas neste caso, o setup é simplesmente poderoso demais para ser real. Ao fim ao cabo, estamos a falar de um sistema, que com placas de nova geração, chega aos 3 TH/s de mining rate.

Mais concretamente, a mining farm tem três workers ativos, com aquilo que muito provavelmente são dezenas ou centenas de placas gráficas denominadas como RTX 4090 Ti (Overclock Test), AMD Radeon RX 7000 (OC Test) e ainda AMD Radeon RX 7000 (Control Test).

Dito tudo isto, dentro destes três workers, temos o sistema RTX 4090 Ti a produzir ~1.3 TH/s. Um resultado incrível, se tivermos em conta que uma RTX 3090 fica pelos 120 MH/s. Posteriormente, temos o sistema Radeon RX 7000 (OC Test) a produzir 657.3 GH/s, enquanto a ‘Control Test’ fica pelos 580 GH/s. (Como é óbvio, estes sistemas contam com mais que uma placa gráfica.)

Em termos monetários, a mining farm é capaz de arrecadar cerca de 4 milhões de dólares por mês. Já ao nível das placas gráficas, apesar dos resultados incrível desta mining pool, que apenas se juntou à comunidade há menos de 2 semanas, é possível que os nomes sejam apenas uma brincadeira, e que não existam placas gráficas de nova geração a potenciar a sua performance… Mas… Normalmente… Onde há fumo há fogo!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também