De forma a responder ao que a Intel está a preparar no mundo das placas gráficas, a NVIDIA vai lançar 3 ou 4 novos modelos! Para quê? Bem, para fazer um pequeno ‘refresh’, ao mesmo tempo que tenta dar a volta a alguns segmentos de mercado onde começou a perder alcance.
Aliás, é exatamente por esta última razão, que a NVIDIA vai lançar a nova RTX 2060 com 12GB de memória, bem como um ou dois modelos ‘Super’, e claro, uma nova placa gráfica super poderosa, com o nome de RTX 3090 Ti! Uma placa que vai obviamente ser a ‘menina’ mais poderosa do mercado de computadores, durante os próximos tempos.
Aliás, a nova RTX 3090 Ti não vai trazer apenas mais performance! Vai também ser a primeira placa gráfica PCIe 5.0 do mercado, apostando também no novo conector capaz de chegar aos 600W, para a sua alimentação.
RTX 3090 Ti vai ser a primeira placa gráfica PCIe 5.0 do mercado!
Portanto, de acordo com o VideoCardz, a nova RTX 3090 Ti vai ter um TDP de 450W, vai ter suporte ao novo standard PCIe 5.0, e claro, 24GB de memória GDDR6X super rápida, capaz de chegar aos 21 Gbps. Curiosamente, esta quantidade de memória deve chegar numa configuração 12x 2GB, ou seja, vamos ter um PCB completamente novo.
Entretanto, com o suporte ao PCIe 5.0, vamos ter aqui a primeira placa com suporte ao novo conector de alimentação, capaz de chegar aos 600W. Curiosamente, tudo indica que a adoção deste conector vai ser extremamente rápida, com todas as novas placas a fazerem uso da tecnologia, em vez de apostar nas atuais soluções de 4 pinos ou 8 pinos.
Finalizando a história da RTX 3090 Ti, tudo indica que a placa vai ser lançada em Janeiro de 2022, na mesma exata altura em que a Intel deverá lançar a sua gama Arc. Além desta placa, é esperado uma RTX 3070 Ti com 16GB de memória, bem como a já mencionada RTX 2060 com 12GB de memória GDDR6. Além destes modelos, deverão existir algumas versões ‘super’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que faz sentido para a NVIDIA, lançar novas placas, quando continua incapaz de responder à procura? Principalmente quando a Intel não vai rivalizar no campo da performance, mas sim no preço e disponibilidade de modelos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!