Curiosamente, algumas fontes da indústria começaram agora a passar a mensagem que algumas versões ‘blower-style’ (apenas um ventoinha) das placas gráficas mais caras do mercado. Ou seja, alguns modelos RTX 3090, estão neste momento a ser descontinuadas.
Porquê? Aparentemente, devido ao mundo do mining, e também necessidade de dar mais atenção a outras unidades mais procuradas.
(Mining) Fabricantes desistiram de produzir os modelos mais baratos
Portanto, parece que algumas fabricantes até já começaram a remover este tipo de placa gráfica do seu site, a começar primeiramente pelos modelos RTX 3090. Curiosamente, não existe uma razão oficial, mas claro, existem várias teorias.
Primeiramente, é muito provável que este tipo de cooler fique agora reservado para as placas gráficas ‘CMP’, ou seja, a nova gama NVIDIA HX, que servirá apenas para rigs de mining.
Além disto, verdade seja dita, a produção de GPUs NVIDIA Ampere ainda está extremamente limitada. Por isso, faz mais sentido meter a monstruosa quantidade de memória GDDR6X (24GB) em designs mais premium. Como é lógico, também faz mais sentido diminuir um pouco da produção destas placas… Para aumentar o stock de RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti, que são muito mais procuradas pelos consumidores.
Em suma, estas placas estão agora a desaparecer, para alocar os coolers para as soluções de mining. E claro, para a NVIDIA se concentrar nas placas mais populares junto dos consumidores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!