A NVIDIA está à rasca com o excesso de GPUs Ampere (RTX 30), por isso, ando a tentar arranjar soluções fora da caixa para os despachar. O que significa isto? Bem, vamos ter o lançamento de novas versões de placas já bem conhecidas pelos entusiastas, isto, numa altura bastante estranha, porque seria suposto já estarmos todos de olhos bem postos na nova geração.
Bem, a nova geração vai começar a demonstrar algumas capacidades em 2022, mas apenas nas gamas mais altas. Até provavelmente meio de 2023, ainda vamos ter de levar com placas de gama média Ampere (RTX 30) e RDNA2 (RX 6000), esperemos que com preços mais baixos, e capacidades renovadas.
Um excelente exemplo disto mesmo é o lançamento da nova RTX 3060 Ti com memória GDDR6X. Uma placa, que ao que tudo indica, vai ser capaz de oferecer um acréscimo de 10% na performance em jogo.
RTX 3060 Ti com memória ‘nova’ é 10% mais rápida
Portanto, a NVIDIA vai ‘refrescar’ a sua gama de placas RTX 30 de gama média, com modelos agora equipados com memória GDDR6X, o que pelos vistos, apesar de inicialmente parecer ‘curto’, vai mesmo resultar num aumento interessante no campo da performance gráfica.
No caso da RTX 3060 Ti, estamos a falar de memória GDDR6X de 19Gbps, o que leva a placa gráfica a alcançar 31K pontos no teste Fire Strike e 12.5K no teste Time Spy. Uma subida de performance de 10%, e 7%, respetivamente, face à versão com memória GDDR6. Aqui temos de salientar que tudo o resto é igual, apenas a memória VRAM foi mudada.
Quanto ao preço e disponibilidade, é esperado que esta placa chegue às prateleiras ainda em 2022, provavelmente ainda em Outubro. Quanto ao preço, não fazemos ideia. Aliás, ainda nem sabemos se a versão normal da RTX 3060 Ti se irá manter, ou vai ser completamente substituída por esta nova variante.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!