RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0? – Como era de esperar, as novas RTX 30 da NVIDIA chegam ao mercado com suporte ao standard PCIe 4.0, tal e qual como as RX 5000 da AMD Radeon lançadas no mês de Julho do mês passado.
Uma funcionalidade que apenas podemos encontrar no mundo AMD Ryzen 3000, nomeadamente nas motherboards X570 e B550. Ou seja, se por acaso tem um PC baseado numa plataforma Intel, ou Ryzen de primeira ou segunda geração, poderia estar em maus lençóis.
Dito isto, enquanto as RX 5700 XT da AMD não perdem qualquer tipo de performance em motherboards sem suporte ao mais recente standard PCIe. O mesmo poderia não ser verdade nas novas NVIDIA! Ao fim ao cabo, estamos a falar de dois mundos de performance bem diferentes.
Mas não! Pode estar descansado, nem a RTX 3090 irá obrigar ao suporte do PCIe 4.0.
RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0?
Portanto, a NVIDIA falou sobre este assunto, especialmente relativamente à performance 8K da RTX 3090, garantindo que não, não existirá qualquer problema na montagem da placa em PCs sem suporte ao standard PCIe 4.0. Ora leia:
“O impacto é tipicamente menor que alguns pontos percentuais, no caso de uma comparação entre PCIe 4.0 x16 para PCIe 3.0 x16. Na maioria das vezes, o CPU escolhido para a build tem um impacto maior. Ainda assim, estamos muito entusiasmados com a adoção do mais recente standard PCIe, para realmente ser possível sonhar com hardware ainda mais poderoso num futuro próximo.”
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Não é preciso comprar uma fonte nova para as RTX 30! Ou será que é?
Se está com medo do novo conector de 12 pinos que a NVIDIA vai introduzir com as suas novas placas gráficas, pode respirar fundo, não há razão para ter medo! Não vai ser necessário trocar de fonte.
Bem… Pelo menos não será necessário devido ao novo conector, mas pode vir a ser necessário caso tenha uma fonte ‘fraca’.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!