Já passou mais de um ano desde que demos as boas vindas às RTX 30 da NVIDIA e Radeon RX 6000 da AMD. No entanto, os preços continuam simplesmente ridículos, e impossíveis de acompanhar pelos mais ‘normais’ dos consumidores. Foram 12 meses loucos, tudo graças à nova vaga de mining que esgotou placas um pouco por todo o mundo, e posteriormente, pelo impacto na produção destes mesmo componentes, da crise de chips que ainda hoje se faz sentir, e se deverá arrastar até pelo menos ao segundo trimestre de 2022.
Mas vamos por partes, para perceber o que está a acontecer.
RTX 30 e RX 6000: 1 ano depois, placas gráficas estão ao dobro do preço
Portanto, as placas gráficas de ‘nova geração’ continuam a custar um braço e uma perna, com o seu preço PVP a chegar ao dobro, ou por vezes, valores acima deste mesmo exagero. Mas vamos a dados concretos!
Caso não saiba, o 3DCenter anda a rastrear a média de preços da ambas as séries de placas gráficas, em várias regiões, durante todo o ano de 2021. Com a média a aumentar 7% no lado da NVIDIA, nas últimas semanas. Entretanto, no lado da AMD, a média de preços parece ter caído 11%, o que aparentemente, se deve a um ‘restock’ agressivo de placas RX 6800 durante este mês de Novembro.
Como é óbvio, estes dados podem não refletir a 100% o preço nas lojas Nacionais. Mas é uma excelente maneira de perceber como tudo tem mudado durante este tão estranho ano de 2021.
Entretanto, a estes preços, a minha opinião pessoal é de que deve evitar comprar uma placa gráfica de gama média~alta, até ao próximo ano. Ao fim ao cabo, a guerra da nova geração já começou, e ao que tudo indica, vamos ter novas placas dentro de 6~9 meses. Quer mesmo comprar uma RTX 3070 a 1200€ para depois sair a RTX 4070 com o dobro da performance, numa altura em que a produção não é problema?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que os preços vão alguma vez voltar ao normal? Como é que a NVIDIA e AMD irão proceder no lançamento de uma nova geração… Com o conhecimento de que os consumidores não se importam de pagar preços exagerados?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!