Todos queremos ter a melhor rede Wi-Fi. Afinal de contas quanto melhor funcionar melhor será a velocidade de acesso à Internet. Para que isso aconteça estamos dispostos a investir em vários equipamentos. No entanto a verdade é que alguns deles são uma péssima ideia. Assim em vez de melhorarmos a nossa rede só a vamos piorar. Dito isto, não utilize estas estes aparelhos na sua rede Wi-Fi!
Router Wi-Fi: estes aparelhos nem sempre melhoram a sua rede
Eventualmente vai ficar surpreendido com a primeira coisa que não deve utilizar na sua rede Wi-Fi. No entanto é mesmo verdade! Pode ser um péssimo investimento.
Repetidor de Sinal
Umas pessoas referem que são verdadeiramente horrÃveis e apresentam todas as razões possÃveis. No entanto, também há muitas avaliações positivas em diversas lojas.
Fazendo uma analogia os repetidores de sinal são uma espécie de analgésico para quem tem febre. Não resolvem o problema mas aliviam os sintomas.
Ou seja, um extensor Wi-Fi pode levar Internet a outras divisões da casa onde não existia praticamente sinal e já conseguirmos ter acesso mas não à velocidade que desejávamos.
A adição de um extensor Wi-Fi não restringe a largura de banda ao nÃvel do router. Se tiver um dispositivo ligado diretamente ao seu router, continuará a funcionar como esperado. O
Mas, dada a natureza do funcionamento do Wi-Fi e a forma como os extensores se ligam ao seu router principal, qualquer dispositivo ligado terá acesso a uma largura de banda diminuÃda. E a sobrecarga extra deste aparelho pode ter impacto em outros dispositivos sem fios, tanto ligados ao repetidor como ao router principal.
Comunicação tipo walkie-talkie
O Wi-Fi é um protocolo de comunicação semi-duplex (em oposição a um protocolo de comunicação completo como a ethernet.) Isto significa que quando o seu smartphone ou qualquer outro dispositivo ligado ao Wi-Fi fala com o seu router Wi-Fi, fá-lo de forma walkie-talkie. A troca de envio/receção ocorre sequencialmente em vez de simultaneamente, como acontece entre um computador ligado via Ethernet ao mesmo router.
Por esse motivo, quando se está a usar um dispositivo ligado ao extensor, está a passar todos os dados através de um estrangulamento. O extensor tem de receber dados do router, passá-lo para o dispositivo ligado e, em seguida, trabalhar em sentido inverso. Tudo enquanto perde parte da largura de banda para a sobrecarga que o processo introduz.
Mas os extensores de Wi-Fi não limitam apenas a largura de banda. Introduzem latência e pelas mesmas razões.
Para algumas aplicações isto não importa nada. Por exemplo, em apps de streaming. Mas no caso dos jogos isto tem um impacto severo na qualidade da experiência.
Também podem causar interferência
Adicionar um extensor Wi-Fi, pela sua própria natureza, adiciona mais “ruÃdo” de frequência rádio. Onde já tinha o sinal do seu router (e potencialmente o sinal dos routers Wi-Fi dos seus vizinhos) passa a ter também o sinal do repetidor.
Na melhor das hipóteses, tem um impacto mÃnimo e não se nota. Na pior das hipóteses, diminuiu a qualidade não só da sua experiência Wi-Fi, mas também da experiência de todos os que o rodeiam.
Adaptador Wi-Fi
É muito provável que já tenha recorrido a um adaptador Wi-Fi para levar Internet sem fios a um computador que não tem uma placa integrada para esse efeito. Ou então que esteja avariada. São muito utilizadas nos computadores de secretária que só possuem normalmente uma entrada de rede ou então em alguns portáteis. De facto, são úteis, não ocupam muito espaço e disponibilizam uma função muito útil. Ainda assim, comprar um adaptador Wi-Fi pode ser uma má ideia. Sobretudo quando precisamos de aceder à Internet com muita velocidade.
Interferências
Dependendo de onde está o seu adaptador Wi-Fi, a interferência pode começar antes mesmo de as ondas de sinal chegarem ao router. Se o adaptador for fisicamente pequeno, estará mesmo ao lado do computador que provavelmente tem uma caixa de metal. Isto pode reduzir significativamente a fiabilidade das ondas de sinal.
Não é apenas o seu computador que faz isso. Se ele estiver junto a uma mesa com pernas metálicas, pode encontrar o mesmo problema de interferência.
Para resolver parcialmente isto, pode comprar um extensor USB que se liga à sua porta USB e permite colocar o adaptador mais longe da fonte de interferência.
Antena interna
Os adaptadores sem fios estão disponÃveis de duas formas diferentes. Os que têm antenas internas e os mais volumosos que têm antenas externas. A maioria das pessoas optam pelos primeiros até por uma questão de estética. Afinal de contas ninguém quer uma antena enorme a sair do dispositivo. Além disso, as antenas internas são mais baratas de produzir, por isso os adaptadores Wi-Fi compactos são mais acessÃveis.
A verdade é que os que têm antenas externas geralmente proporcionam um melhor desempenho. Isto porque as antenas externas têm frequentemente um ganho maior, o que resulta numa melhor recepção de sinal.
Limitações
Ao considerar o melhor adaptador Wi-Fi para suas necessidades, há algumas coisas que tem de ter em conta. Primeiro, as especificações.
Certifique-se que adquire um que garante um acesso à velocidade máxima do seu plano de internet na banda que pretende usar. Caso contrário terá limitações.
Outra limitação de hardware é a porta USB em que liga o adaptador. As portas USB 2.0 têm uma velocidade máxima teórica de 480Mbps, mas que nunca chega bem a esse valor. Mais vale obter um adaptador USB 3.x, desde que tenha uma destas portas. Deste modo conseguirá ter acesso a uma velocidade máxima teórica de 5Gbps.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!