Se vai comprar um router Wi-Fi então muito provavelmente vai ter acesso ao Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. De facto, são as duas grandes gerações da atualidade e que já disponibilizam velocidades muito interessantes. Mas afinal de contas o que torna o Wi-Fi 6 diferente do Wi-Fi 5? A diferença é assim tão significativa? O que lhe podemos dizer desde já é que vale a pena pedir ao seu operador um router com Wi-Fi 6 e já lhe explicamos porquê.
Router Wi-Fi: peça ao seu operador um router com Wi-Fi 6!
O Wi-Fi 5
O Wi-Fi 5 é a quinta geração do protocolo de redes sem fios e também é conhecida pelo nome 802.11ac. Nasceu em 2014 e trouxe várias melhorias em relação ao Wi-Fi 4 ou 802.11n, incluindo suporte para taxas de dados que excedem um gigabit.
Foi também a segunda versão Wi-Fi após o 802.11a a usar a frequência de 5GHz para transmissão de dados. Outras características do Wi-Fi 5 incluem suporte para beamforming, MU-MIMO (multiutilizadores, entrada múltipla, saída múltipla), suporte a largura de canal de 160MHz e quatro fluxos espaciais. Tudo isto trouxe melhorias significativas em relação ao Wi-Fi 4, mas o Wi-Fi 5 não é a cereja no topo do bolo.
Como o nome sugere, o Wi-Fi 6 ou 802.11ax é a sexta geração do Wi-Fi e um sucessor direto do Wi-Fi 5. Introduzido em 2020, ele se baseia no Wi-Fi 5, aprimorando sua taxa de transferência total para lidar melhor com o crescente número de dispositivos sem fio em residências e escritórios corporativos, incluindo produtos de IoT, como equipamentos domésticos inteligentes.
O Wi-Fi 6
O Wi-Fi 6 usa bandas de frequência sem fios de 2,4 GHz e 5 GHz para transmissão de dados e inclui várias atualizações incrementais em relação às gerações anteriores de Wi-Fi, como OFDMA (acesso múltiplo ortogonal por divisão de frequência), uma versão melhorada do MU-MIMO, a função Target Wake Time (TWT) para poupança de bateria em dispositivos móveis e IoT e a encriptação WPA3 para melhor segurança. Todas essas atualizações tornam o Wi-Fi 6 em algo que garante mais velocidade e estabilidade.
Wi-Fi 5 vs. Wi-Fi 6
O Wi-Fi 6 baseia-se no Wi-Fi 5. Como resultado, há muitas semelhanças entre as duas gerações de Wi-Fi. No entanto o Wi-Fi 6 chega com versões melhoradas de várias tecnologias Wi-Fi 5. Algumas das diferenças mais significativas entre as duas gerações de Wi-Fi estão na capacidade de se ligar a um grande número de dispositivos, no uso de bandas de frequência sem fios, na capacidade de transferir ou receber vários fluxos de dados, na velocidade dos dados e no suporte a MIMO.
Um dos destaques do Wi-Fi 6 é a tecnologia OFDMA. É uma variante da tecnologia OFDM (multiplexação ortogonal por divisão de frequência) presente no Wi-Fi 5. O OFDMA ajuda o Wi-Fi 6 com uma codificação de dados mais eficiente e melhor uso do espectro sem fio, permitindo que até 30 clientes partilhem um canal simultaneamente. Assim os routers Wi-Fi 6 podem lidar melhor com o congestionamento da rede causado por várias solicitações simultâneas de dispositivos ligados. Para além disso destaca-se uma menor latência. Em comparação, o OFDM só pode se ligar a um dispositivo por canal. Portanto, não é tão eficiente a lidar com solicitações simultâneas.
Outra função do Wi-Fi 6 que faz a diferença no mundo real é o suporte para oito fluxos espaciais. Isto garante velocidades de dados mais rápidas.
As velocidades
Combinado com o suporte para bandas de frequência dupla, o OFDMA e mais fluxos espaciais ajudam o Wi-Fi 6 a oferecer uma taxa de dados máxima de 9,6 Gbps. Por outro lado, o Wi-Fi 5 chega 6,9 Gbps. Claro que isto não significa que iremos atingir estes valores. No entanto o que sabemos é que teremos uma taxa de dados muito mais rápida com o Wi-Fi 6 do que com o 5.
Para além disso é possível lidar com mais eficácia contra interferências dos vizinhos.