Router Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz: Qual é a diferença?

O mundo da Internet sem fios é algo pura e simplesmente incrível, porque está sempre a mudar! Está sempre em evolução! Afinal, se antigamente apenas se tinha de ligar a única rede, oferecida pelo seu router de sua casa, agora temos alguns extras que mudaram a nossa vida, e qualidade de acesso à Internet, mas que verdadeiramente, a grande maioria dos utilizadores não faz a mínima ideia para que servem.

Assim, hoje vamos falar da frequência de cada rede de acesso à Internet. Mais concretamente sobre as frequências 2.4 GHz e 5 GHz, e um pouco também sobre a mais recente 6GHz, que apareceu com o padrão Wi-Fi 6E, mas deve ficar mainstream com o lançamento do Wi-Fi 7.

Router Wi-Fi: Qual é a diferença entre uma rede de 2.4 GHz e 5 GHz?

Portanto, a grande maioria dos utilizadores usa a sua rede mais banal, a faixa ISM, que corresponde à frequência de 2.4 Ghz. É a mais banal porquê? Porque é a mais suportada por todo o tipo de aparelhos. Porém, como quase tudo na nossa vida é uma balança, é também a mais limitada, tanto na sua velocidade máxima teórica, como também por causar interferência com outros aparelhos ligados à sua volta.

Entretanto, mais recentes, os 5 GHz estão menos sujeitos a interferências, muito graças à sua vastamente maior largura de banda. É por isso que também é capaz de permitir até 20 dispositivos ligados ao mesmo tempo, sem grandes problemas. Esta é a rede indicada para escritórios, salas de estudo etc… Sendo também a rede mais indicada para si, se está próximo do router, e quer ter acesso à velocidade máxima contratada ao operador.

Qual é a melhor escolha? Ou não é bem uma escolha?

router, wi-fi

Hoje em dia, qualquer router caseiro oferece as duas opções (2.4 GHz e 5 GHz), com o utilizador a ficar a cargo desta decisão. (Para tomar a melhor decisão, veja os prós e contras em baixo!) Dito isto, num mundo perfeito, o utilizador não tem de escolher nada, é tudo feito, e decidido por si.

Ou seja, estamos a falar de aparelhos capazes de fazer este trabalho sozinhos, pode conseguirem operar nas duas faixas de forma simultânea (dual-band). Em suma, os aparelhos fazem este trabalho sozinhos, preferindo a rede de maior qualidade, dependendo do sítio onde está.

Resumo 2.4 GHz

Prós e Contras 

  • Prós: maior área de cobertura e melhor penetração (objetos, paredes, etc…)
  • Contras: menor velocidade; mais propenso a interferências; maior tendência a congestionamento.
  • Velocidade máxima: aproximadamente 150 Mbps.

Resumo 5 GHz

  • Prós: maior velocidade; menor propensão a interferências; menor tendência a congestionamentos.
  • Contras: menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.
  • Velocidade máxima: aproximadamente 1 Gbps.

O Wi-Fi 6, 6E ou 7 tem alguma coisa a ver com o que dissemos em cima?

wi-fi

Estes nomes complicados regem o padrão que por sua vez dá origem a tudo o que traz suporte ao Wi-Fi. A norma Wi-Fi 7 significa de forma muito resumida, que estamos a entrar na sétima geração de aparelhos Wi-Fi.

Porém, as novidades não são nada por ai além, com o Wi-Fi 7 a servir como uma combinação entre o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E. Estamos assim a falar de aparelhos com suporte às três bandas (2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz).

Entretanto, como explicámos em cima, se os 2.4 GHz ofereciam um maior alcance, mas uma velocidade um pouco mais baixa face ao 5GHz. Os 6GHz são um pouco mais do mesmo! Temos ainda mais velocidade, mas mais problemas com o alcance e ultrapassagem de obstáculos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também