Acontece a todas as pessoas que tratam da roupa. Por vezes e no meio da azáfama lá nos esquecemos da roupa numa máquina que acabou de lavar. À partida e se atuarmos rapidamente não haverá grande problema. No entanto, existe uma regra de ouro que tem de ser cumprida. É que se isso não acontecer vamos ter de voltar a lavar a roupa. Isto significa o dobro do gasto, tanto de água como de electricidade. Assim se deixou a roupa húmida na máquina de lavar então leia já isto.
Deixou a roupa húmida na máquina de lavar? Então leia já isto!
Esta é uma questão incontornável. Se passar algum tempo e a roupa ficar esquecida na máquina de lavar húmida ela vai acabar por ficar a cheirar a mofo. Claro que isto é uma coisa que ninguem gosta. Sobretudo porque teremos de dar uma nova lavagem e em alguns casos a roupa ainda mantém algum cheiro.
No entanto há uma regra que evita que a roupa seja lavada de novo. Assim, o número mágico está entre as 8 e as 12 horas.
A verdade é que as máquinas de lavar roupa são escuras, húmidas e quentes. Ou seja são o paraíso perfeito para as bactérias crescerem. Assim se deixar passar mais do que 8 ou 12 horas em alguns casos, vai ficar com roupas mal cheirosas.
Muitas pessoas não sabem disto mas a verdade é que bactérias até bolor visível podem crescer na roupa em apenas 24 a 48 horas. Quando não lavadas, as roupas criam aquele cheiro malcheiroso distinto que todos reconhecemos.
Se não tiver a certeza acerca do tempo que a louça ficou na máquina a melhor forma é utilizar o seu nariz. Uma vez que o cheiro a mofo se instala em cerca de oito horas, se tiver este odor característico já sabe o tempo que lá ficou.
Entretanto numa nova lavagem não tem de utilizar um programa quente. Isto para poupar alguma coisa. Assim utiliza um programa com baixa temperatura.