Roupa de cama é um perigo se não fizer isto na máquina de lavar!

A roupa de cama é o local número um nas casas que alberga percevejos e outras ameaças que não vemos, pelo que deve ser devidamente limpa utilizando a temperatura “ideal” recomendada pelos especialistas na máquina de lavar. É que de facto, pode ter muitos problemas e isto é algo que todos queremos evitar.

Roupa de cama é um perigo se não fizer isto na máquina de lavar!

A maioria das pessoas tem por hábito lavar a roupa de cama na máquina de lavar a temperaturas de 40 ou 60 graus. Mas isto é um erro. Especialmente se quer evitar ter percevejos ou outros bichos “invisíveis” na roupa onde dorme.

Como saber se tem problemas na sua cama

Os percevejos e outros bichos adoram esconder-se em áreas pequenas e escuras. É por isso que é tão importante limpar regularmente os objectos em casa, bem como verificar regularmente se há sinais de percevejos. Também é boa ideia as inspecções nocturnas. Eles são noturnos, por isso tente olhar à noite se quiser apanhá-los a rastejar pelo seu colchão.

Procure também marcas visíveis no corpo, como manchas vermelhas planas em linhas ou grupos, bolhas que podem dar comichão, erupções vermelhas e pequenas áreas de sangramento pronunciado na pele.

Para reduzir o risco de picadas, recomenda que se cubra a pele exposta se suspeitar que existe uma infestação no seu meio. No geral deve estar atento a grupos de manchas escuras e pontilhadas nos colchões ou na roupa de cama, o que pode indicar problemas

Para resolver o problema

O primeiro passo é sacudir toda a roupa de cama e vestuário ao ar livre para desalojar os ovos, as peles e os percevejos mortos. Em seguida, faça a lavagem de toda a roupa de cama e vestuário afectados a uma temperatura “ideal” superior a 60ºC para matar as pragas persistentes.

O melhor método para evitar infestações é a prevenção. Assegure-se de que aspira regularmente os colchões e a roupa de cama, prestando especial atenção às costuras e aos cantos, e repare as fendas nas paredes, os rodapés e qualquer pequeno defeito que um percevejo possa infestar.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também