Este parece ser um problema fácil de detectar. No entanto, a verdade é que isto está bem longe da realidade. Em muitos casos as pessoas andam com problemas nos rolamentos da roda e nem sequer se apercebem do que se está realmente a passar. Os sintomas mais comuns de rolamentos de roda gastos são ruídos de rangido ou de trituração que se tornam mais fortes à medida que se avança. O ruído pode emanar da parte da frente ou de trás ou da esquerda e da direita do veículo. Isto dependendo do rolamento de roda que está a falhar. Por vezes, pode notar um zumbido ou estalidos provenientes das rodas dianteiras ou traseiras, que podem ser confundidos com o ruído dos pneus ou da estrada.
O que são estes rolamentos?
Na prática consistem em esferas de aço dentro do cubo da roda. Permitem que as rodas rolem de forma suave e silenciosa, ao mesmo tempo que fornecem pontos de ancoragem para os componentes de direção, suspensão, rodas e travões do veículo. Quando um rolamento de roda se estraga, a roda afetada oscila ou move-se desnecessariamente, causando estragos nas muitas peças do chassis que dependem de um alinhamento adequado para funcionarem corretamente. À medida que o problema se agrava, os ruídos tornam-se mais fortes, o que significa que os rolamentos de roda estão perto da falha total.
Por exemplo, um rolamento de roda avariado pode causar um desgaste irregular dos pneus, uma direção instável e uma luz de aviso do ABS (Sistema de Travagem Anti-bloqueio) acesa. Uma forma fácil de verificar se há rolamentos de roda partidos é colocar o carro num elevador ou elevar o lado afetado com um macaco e um suporte de macaco resistente. Em seguida, agarre a roda afetada de ambos os lados e tente sacudi-la. A roda não se deve mover desnecessariamente se o rolamento da roda for sólido. No entanto, é necessário substituir o rolamento da roda se este abanar ou se mover no seu eixo.
É seguro continuar a conduzir?
Não. Não recomendamos a condução de um carro este problema. As rodas podem cair do veículo durante a condução, o que não é uma boa maneira de começar o dia. Os rolamentos de roda avariados farão com que a roda afetada balance incessantemente enquanto o carro está em movimento, o que causará vários problemas com a direção, a suspensão e os travões, como vibrações ao travar ou virar a roda.
Existe alguma altura para os mudar?
Os rolamentos de roda de fábrica do seu automóvel não necessitam de manutenção periódica e são, na maioria dos casos, concebidos para durar toda a vida do seu veículo. No entanto, a massa lubrificante no interior dos rolamentos pode ficar contaminada pela exposição prolongada à chuva, lama, sais da estrada e areia. Entretanto, sobrecarregar o veículo ou conduzir sobre lombas, lancis ou buracos pode danificar prematuramente os rolamentos das rodas.
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