Há alguns dias atrás, afirmei que este lançamento da ASUS (ROG Ally) era extremamente estranho, porque o anúncio da consola foi feito no dia 1 de Abril (Dia das Mentiras). No entanto, apesar disso, que eu pensava ser um erro, e ainda penso, a coisa cheirava a All-In. Pois bem, cada vez mais acredito que não estava errado quando pensei nisto.
Afinal de contas, com todas as especificações que já conhecemos, a consola ROG Ally não só vai meter no bolso a Steam Deck, como também vai ser capaz de oferecer um nÃvel de performance muito similar à super popular PlayStation 5. Isto com a vantagem de conseguir jogar todo e qualquer jogo de computador, das mais variadas plataformas (Steam, Xbox Game Pass, Epic Games, GOG, EA Play, etc…), com suporte a mods, a emuladores, e até suporte ao uso de uma placa gráfica dedicada removÃvel, caso queira mais poder, e quem sabe, até jogar VR.
Sim, é mais cara que a PS5, se o preço de 699$ para a versão Extreme se confirmar (preço em euros ainda desconhecido). Mas, o potencial é imenso! Na minha opinião, ao preço certo, a ROG Ally é uma consola/PC extremamente interessante, e por isso mesmo vai mudar o paradigma dos jogos mobile.
ROG Ally vs PlayStation 5: Qual é a diferença na performance?
Portanto, como deve saber, a ROG Ally vai ser baseada em APUs AMD Ryzen Z1! Tal e qual como as consolas Xbox Series S/X e PlayStation 5 são também elas baseadas em APUs AMD Ryzen. Porém, enquanto as consolas das gigantes Sony e Microsoft estão equipadas com núcleos Zen 2 no CPU e núcleos RDNA2 no GPU, a ROG Ally vai contar com as arquiteturas mais recentes que a AMD tem para oferecer (Zen 4 e RDNA3).
Logo aqui, temos uma vantagem para a consola da ASUS. Mas a coisa não fica por aqui.
Ao fim e ao cabo, apesar do facto de ser uma consola portátil, e por isso mesmo ter de ter um consumo um pouco mais baixo face a consolas de sala. A verdade é que a versão Extreme do Ryzen Z1 Extreme oferece um nÃvel de performance muito superior ao da Xbox Series S, e muito próximo da PlayStation 5.
Na realidade, apenas a Xbox Series X se consegue distanciar desta oferta.
Estamos a falar do quê ao certo? Bem, o Ryzen Z1 Extreme, que deverá ser a base da consola de 699$, é capaz de oferecer 8.6 TFLOPs de performance computacional.
Comparativamente, a PlayStation 5 da Sony consegue oferecer um máximo de 10.3 TFLOPs em condições ideais. Quanto às consolas Xbox, a ROG Ally é muito mais rápida que a Xbox Series S (4 TFLOPs). Porém, fica um pouco aquém da Xbox Series X (12.1 TFLOPs).
Isto é extremamente interessante, porque enquanto a PS5 e a Xbox Series X têm de apresentar muito conteúdo em 4K. A realidade é que a ROG Ally só tem a missão de chegar aos 1080p a 120Hz.
Em suma, a Steam Deck está no bolso, e na verdade, até as consolas de “nova geração” estão com medo daquilo que aà vem!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!