Uma das grandes diferenças entre a ROG Ally e a Steam Deck, é o Sistema Operativo que serve de base à consola. Afinal, enquanto a consola da Valve é baseada num SO Linux, a consola da Valve opta pelo Windows 11, o que claro está, traz desvantagens no campo da performance, mas abre muitas e boas portas em tudo o que é videojogos! Especialmente no campo da emulação.
Para ter uma ideia, graças ao SoC AMD Ryzen Z1 Extreme, com suporte a AVX-512, a ROG Ally é capaz de emular God of War 3 a 60FPS, sem sequer transpirar.
ROG Ally é uma máquina de emulação quase perfeita!
Portanto, a ROG Ally foi lançada há apenas alguns dias, mas testes é o que não tem faltado por parte de entusiastas e imprensa especializada. É que além de jogar jogos de PC, e ser uma excelente plataforma para o streaming de jogos a partir da nuvem, a ROG Ally é uma porta escancarada para o mundo da emulação. A consola da ASUS é incrível até na emulação da complicada PlayStation 3, onde temos muitos e bons jogos por onde escolher, de qualidade inegável, que correm sem qualquer problema do aparelho, a partir do emulador RPCS3.
Quem diz PS3, diz PS1, PS2, PSP, PSVita, Game Boy, Nintendo DS, Wii U, Switch, etc… Graças ao SoC AMD Ryzen Z1, tudo é possível. Estamos a falar de 60 FPS na resolução 1080P no PS2/PCSX2, Dolphin, PS3, e até PSP. Curiosamente, a ROG Ally nem precisa de estar em modo turbo para chegar a bons níveis de performance, conseguindo jogar God of War Chains of Olympus a 1080p@60FPS com um TDP de 7W.
Curiosamente, até a Xbox 360 faz um brilharete na consola da ASUS, ao jogar Red Dead Redemption a mais de 50FPS no modo Turbo. Isto é apenas o início daquilo que a ROG Ally tem para oferecer.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca deste lançamento da ASUS. Interessante? Ou simplesmente demasiado caro?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!