Os super-carros são desenvolvidos com diferentes focos, chegando ao mercado com aspetos, formatos e potências à escolha do freguês. No entanto, em boa verdade, apesar de todos nós adorarmos saber mais sobre este mercado entusiasta, e sonharmos muitas vezes estarmos agarradas a um destes volantes… A probabilidade de espetarmos o carro é bem alta, visto que a grande maioria destes carros tem a capacidade de fazer com que um condutor inexperiente passe por maus lençóis.
Ao fim ao cabo, passar de uma aceleração dos 0-100km/h em 10 segundos para apenas 4 segundos (ou menos), é sem dúvidas impressionante, mas traz alguns problemas. Afinal, todos conduzimos bem em linha reta mas então e as curvas?
Ora bem, se não tem tempo para aprender condução avançada de alta performance, não se preocupe mais! O novo Rimac C Two é um super-carro capaz de o ensinar a conduzir… Bem… Super carros!
Divisão de condução autónoma da Rimac criou o “Driver Coach”!
Em poucas palavras, temos aqui mais uma vez a inclusão da inteligência artificial que vai por sua vez analisar gigantescas quantidades de dados para conseguir ajudar o condutor a extrair o melhor desempenho em pista. Curiosamente, se tiver medo, o carro até poderá fazer a pista sozinho em modo autónomo.
Ainda não conhece o novo Rimac C_Two?
Entretanto, este incrÃvel monstro potenciado por baterias consegue chegar aos 1.887 cavalos de potência e consequentemente a uma aceleração dos 0-100km/h em menos de 2 segundos.
Pois bem, esta potência nas mãos erradas poderá por em perigo o condutor e toda a gente na estrada. No entanto, a diretora da equipa de condução autónoma da Rimac, Sacha Vraziz, informou que a empresa “está a construir um sistema em que o IA desempenha um papel fundamental para ensinar o condutor.”
Além disto, a mesma diretora também afirmou que “Nem todos os clientes são motoristas profissionais, mas a intenção é que realmente gostem do carro e se divirtam com ele”.
Rimac C Two utiliza super-computador para o sistema de IA!
Todo o sistema inteligente do novo Rimac será capaz de analisar e armazenar 6 Terabytes de dados por hora. Estes dados vão ser recolhidos através de 9 câmeras internas, LIDAR, radares e 12 sensores ultra-sónicos. Todos os algoritmos são processados em tempo real de forma a oferecer uma experiência dinâmica e personalizada ao condutor.
Segundo o que sabemos, este modelo até consegue “cheirar” o medo do condutor, através da travagem e forma de condução! Será que também avisa quando o condutor precisar de mudar de calças?
Pois bem, fora de brincadeiras, se o condutor estiver com ‘medo’, o carro vai recomendar novos pontos de travagem e novas abordagens à s curvas. O carro até pode demonstrar onde travar mais cedo e novos ângulos de ataque que inicialmente têm como objetivo baixar a ansiedade do condutor.
Além de tudo isto, o carro é capaz também de reagir aos outros veÃculos e objetos em pista.
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