Acabou de chegar à Internet um super mas entristecedor rumor! Ao fim ao cabo, as mais recentes informações apontam para que a NVIDIA aposte mesmo num aumento massivo de memória nas suas novas placas gráficas RTX 3000… Contudo, esta memória irá estar limitada por software até a AMD lançar as suas placas baseadas na arquitetura RDNA 2.
Ideia ridícula? NVIDIA vai ‘capar’ as suas placas gráficas à espera da AMD
Portanto, a NVIDIA está basicamente a fazer exatamente a mesma coisa que a Sony e Microsoft estão a fazer no mundo das consolas de nova geração. Ou seja, a gigante das placas gráficas quer esperar pela AMD, para saber afinal que tipo de rivalidade irá ter no mercado.
Por isso, existem planos para ‘capar’ as novas RTX 3000 no campo da memória VRAM, como é o exemplo da RTX 3080, que deverá chegar às lojas com 12GB de memória num bus de 384-bit, mas que deverá ser capada por software nos 10GB num bus de 320-bit. Em suma, estamos a falar de ‘Software Locking‘!
O que é isto? O que é ‘Software Locking’?
Isto significa que o hardware é mais poderoso do que aquilo que podemos retirar do produto no imediato.
Ou seja, a NVIDIA flashou um firmware para limitar a placa gráfica em certos aspectos, ficando à espera daquilo que poderá chegar ao mercado. Assim, se por ventura a AMD cumprir a sua promessa e lançar algo capaz de meter as RTX 3000 no bolso… A NVIDIA rapidamente avança com uma atualização que “como por magia”, irá aumentar significativamente a performance do hardware.
Contudo, para dizer a verdade, isto é algo que a AMD fez num passado bem recente! Ainda se lembra da RX 5600 XT? A AMD resolveu lançar uma nova BIOS para aumentar a performance da placa gráfica. Uma resposta após a NVIDIA ter decidido baixar o preço das RTX 2060.
Conclusão
Muito resumidamente, se por acaso as placas da AMD forem poderosas o suficiente para meter a NVIDIA em biscos dos pés. A gigante irá prontamente remover a limitação imposta no software, para voltar ao poleiro.
Contudo, o ‘leaker’ que avança a notícia afirma que a possibilidade disto acontecer é muito baixa. Ainda assim, isto sequer ser discutido nos escritórios da NVIDIA é simplesmente revoltante.
NVIDIA com medo daquilo que a AMD é capaz de fazer depois do lançamento da Radeon RX 5700 XT no ano passado?
Sim, a RX 5700 XT não é nem de perto nem de longe a campeã da performance. No entanto, conseguiu oferecer muito e bom desempenho a um preço relativamente mais baixo.
E claro, isto poderá ter sido apenas o início do contra-ataque da AMD Radeon, em algo que poderá muito bem ser um repetir daquilo que os processadores Ryzen fizeram à liderança da Intel. Em suma, o grande problema da NVIDIA, é que não faz ideia daquilo que a AMD poderá lançar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!