Nos dias de hoje, apesar do aumento da procura por carros elétricos, é ainda inegável que existem muitas dúvidas quanto à autonomia, velocidade de carregamento, e claro, durabilidade das baterias. Sendo exatamente por isso que algumas fabricantes optam por algumas “artimanhas” para tentar aumentar a autonomia de alguns carros elétricos com baterias de menor capacidade.
Como é o caso da implementação da tecnologia REx (Range Extender) em carros 100% elétricos! Que verdade seja dita, apesar do foco das fabricantes na eficiência, veículos com este acréscimo, deixam, em boa verdade, de ser 100% elétricos.
Assim sendo, se ainda não conhece o Extensor de autonomia REx, este não é mais que um gerador de energia, adicionado a um veiculo elétrico. É um motor extra, a combustão (normalmente gasolina), acionado de forma automática, quando o nível da bateria chega a uma certa percentagem.
Contudo, isto não faz com que o automóvel passe a ser um híbrido.
- Mazda MX-30: Motor rotativo regressa em união eletrificada!
REx, Range Extender, Extensor de Autonomia, o que é?
Em suma, o REx funciona como uma espécie de motor/gerador, que utiliza combustíveis fosseis para produzir eletricidade, que é imediatamente enviada para a bateria. Este motor não pode ser utilizado para a locomoção do veículo, apenas e só para a carga. Além disso, é um motor muito focado na eficiência energética.
É assim, sobretudo, uma forma estranha de aumentar a autonomia de um carro elétrico, porque apesar de curiosa, derrota um pouco o objetivo da coisa. Afinal de contas, se o condutor quiser, pode abastecer o seu veículo apenas com combustível fóssil, se porventura achar que está sem tempo para efetuar um carregamento tradicional das baterias.
Vantagens
Dito isto, além de aumentar a autonomia do veículo, ter um REx também oferece outras vantagens e não, não estou a falar de um cão de guarda que o protege a si e à sua casa. Entre as vantagens do REx estou a falar da:
- Possibilidade de viajar em áreas onde não existem estações de carregamento disponíveis,
- Redução do tempo de carregamento,
- Redução da ansiedade no condutor em geral. (Porque este motor não está sempre em funcionamento. Apenas é ligado, quando é realmente necessário)
- Lightyear 2 2025: Outro carro movido a energia solar!
Extensor de Autonomia (REx) são tudo vantagens?
Como é óbvio, o uso de um REx aumenta a autonomia de um carro elétrico, o que é ótimo. Mas, faz com que o carro fique mais pesado, mais caro, mais complexo na manutenção (mais caro) e claro, temos ainda a parte do uso de combustíveis fósseis.
Entre as desvantagens principais temos:
- Aumento do custo do veículo elétrico
- A redução da eficiência energética
- Manutenção adicional. Visto que o REx adiciona mais peças que necessitam de manutenção.
- Não é a solução para todos. Visa ser uma solução para quem necessita de viagens de longa distância e de mais autonomia.
Em conclusão, o Range Extender (REx) ou Extensor de Autonomia é um dispositivo que é utilizado para aumentar a autonomia dos carros elétricos. Não é muito utilizado pela grande maioria das fabricantes, mas de vez em quando lá aparece num modelo ou outro. Tem vantagens, mas também algumas desvantagens.
Ademais, já conhecia a tecnologia REx? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!