Aqueles que fazem a revisão do seu carro todos os anos podem ficar descontentes quando ouvem falar de falhas na revisão que podem resultar numa fatura elevada. Isto mesmo que paguem uma “revisão completa” num concessionário. Assim vamos dizer-lhe os sinais de que a revisão ao seu carro foi mal feita!
Estes são os sinais de que a revisão ao seu carro foi mal feita!
Embora seja tentador optar pela opção de manutenção mais barata todos os anos, pode ser uma falsa economia. De facto, por vezes, o barato sai caro. Mas felizmente há sinais de que um trabalho não foi bem feito.
Em primeiro lugar e sempre que possível, descubra exatamente o que o serviço implica antes de concordar com ele, idealmente solicitando uma ficha de trabalho para garantir que é realizado exatamente de acordo com as diretrizes do fabricante.
Não tirar as rodas
Uma revisão adequada implica que o técnico retire todas as rodas para verificar o estado dos travões. No entanto, muitas oficinas não se dão ao trabalho de o fazer e limitam-se a espreitar pelas aberturas das ligas ou a confiar no último teste de travões da inspeção técnica.
As pastilhas soltas ou partidas e as fugas no interior dos tambores dos travões não podem ser vistas com a roda montada. Entretanto os travões também não podem ser medidos, para ver quanto tempo de vida lhes resta.
O perigo disto é a perda de controlo do veículo e risco de ferimentos pessoais
Tensores da correia de transmissão e da bomba de água
A sua correia de transmissão faz parte do sistema que sincroniza a rotação do motor, abrindo e fechando as válvulas nos momentos corretos. Se não estiver a funcionar corretamente, o motor fica dessincronizado e pode desintegrar-se.
Se a correia não se subsituir com a periodicidade correta, pode partir-se, danificando o motor. A maioria das pessoas tem consciência deste facto e certifica-se de que a correia é mudada. Mas se mudar a correia – e NÃO os tensores e bombas associados a ela – estes podem prender-se, rasgando a nova correia e destruindo o motor!
Isto pode levar a ter de substituir o motor!
Não mudar o óleo e os filtros
Esta é a parte mais importante de qualquer serviço e deve-se efetuar anualmente. No entanto, mudar o óleo é inútil se o filtro de óleo não for também substituído. O óleo velho perderá a sua viscosidade, provocando o desgaste prematuro dos componentes do motor.
O perigo é falha no motor!
Óleo da Caixa de Velocidades e do diferencial
Tal como o motor, a caixa de velocidades e o diferencial – o componente que aciona os veios que fazem girar as rodas – também necessitam de mudanças de óleo regulares. No entanto, estas mudanças vitais são frequentemente omitidas nos serviços normais.
Verifique as diretrizes do seu carro sobre quando mudar o óleo e certifique-se de que se faz. Não precisa de se fazer todos os anos.
Filtro do combustível
A substituição do filtro de combustível não é uma peça cara e deve-se efetuar de acordo com os requisitos de manutenção do fabricante. Mas, mais uma vez, negligencia-se frequentemente.
Como o nome sugere, o filtro de combustível remove quaisquer detritos que estejam à espreita no depósito de combustível e impede-os de entrar no motor. Estes detritos podem causar danos na bomba de alta pressão e nos injetores, levando a uma enorme fatura de reparação.
Pode levar a custos de reparação elevados.
Pinças dos travões
Como a maioria das coisas no seu veículo, manter as coisas limpas e livres de corrosão pode realmente aumentar a longevidade da peça. E isto é fundamental para as pinças de travão – as peças que comprimem o disco de travão quando carrega no pedal, forçando as rodas a abrandar.
Se as negligenciar, ficarão sujas, corroídas e deixarão de funcionar corretamente. As pinças devem-se limpar com uma escova e líquido dos travões para eliminar o excesso de gordura e sujidade.
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