O novo esquema são reviews de uma estrela no Google

Hoje em dia as pessoas são capazes de pensar nas formas mais incríveis de ganhar dinheiro. E como é que se consegue dinheiro fácil (pelo menos temporariamente)? Esquemas. Pois é exatamente essa praga que está a afetar lojas, restaurantes e outros negócios locais um pouco por todo o mundo. E como? Dão reviews negativas sobre algo no Google, quer seja loja, pequena empresa ou um restaurante e depois pedem dinheiro, refeições ou prendas para a tirarem. Escusado será dizer que isto está a dar cabo da cabeça aos proprietários. No entanto e para acabar com este esquema a Google vai começar a passar a pente fino as reviews.

O novo esquema são reviews de uma estrela no Google

Esta moda chegou dos Estados Unidos onde o jornal The New York Times reportou que este flagelo estava a causar muitos problemas aos negócios locais. Nomeadamente restaurantes. Assim as pessoas deixavam reviews negativas na página do estabelecimento no Google Maps ou na pesquisa e tentavam extorquir os donos. Pagando a crítica era apagada.

Face a isto a Google começou a investigar e a recolher reviews de vários negócios. Lembro que essas críticas aparecem através do Google Maps, da própria pesquisa e em outros produtos. O problema é grave porque muitas vezes essas críticas afastam muitas pessoas dos estabelecimentos. Especialmente na área da restauração.

A maioria dos ataques parecem ter origem na Índia. Depois de terem deixado a crítica negativa ao restaurante pedem um cartão Google Play no valor de 75 Euros para removerem a review. Caso o proprietário não o faça é ameaçado com mais críticas negativas e de facto podem chover dezenas delas.

Entretanto após a review ter sido colocada a ameaça chega por email. O jornal americano conseguiu deitar a mão a uma:

“Pedimos desculpa pelas nossas acções. Não queremos afetar o seu negócio mas não temos outra escolha. Vivemos na Índia e é a única forma de sobrevivermos. Pedimos que nos envie um cartão Google Play no valor de 75 Euros. Depois de o vendermos conseguimos cerca de 50 Euros. Isto dá para alimentar a família durante três semanas”.

A utilização destes cartões é algo que agrada muito a quem anda nestes esquemas. É que é muito complicado depois seguir a localização.

Seja como for isto pode estar a chegar ao fim. É que a Google afirmou já estar a par deste esquema e diz que isto viola claramente a política de críticas. Como tal vai dar o máximo para as remover dos negócios afetados e vai pedir aos donos que assinalem as reviews negativas. Assim é mais simples.

Assim, se o seu negócio está a sofrer com este problema não pague a ninguém. Em vez disso assinale as críticas e utiliza o centro de ajuda da Google para expor a situação.

No entanto todos sabemos que lidar com estes esquemas não é fácil. De facto, num restaurante americano a Google removeu cinco reviews falsas e apareceram sete. Mas isto não se passa só na Google. Passa-se também no Facebook. No entanto esta rede social é bastante mais lenta a remover as críticas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também