Análise LG Gram – Lembro-me perfeitamente da altura em que entrei na faculdade… Em que os meus queridos pais decidiram atualizar o meu portátil para não ter problemas longe de casa!
Nessa altura, o portátil que tinha de levar todos os dias para Lisboa, pesava qualquer coisa como 3/4kg.
Que até nem parece muito, mas temos de adicionar à equação o carregador! Que mais parecia uma autêntica estação de abastecimento de eletricidade para uma cidade. No fundo, andei com cerca de 5kg à s costas, de comboio para o metro, do metro para a faculdade e por fim… De sala em sala, dia após dia! Isto, até mudar de portátil claro está.
É raro ver um portátil da LG no dia a dia… Mas é algo que pode mudar num futuro bem próximo, graças ao LG Gram!
Afinal de contas, os portáteis ultra finos e ultra leves costumam ser brilhantes tanto no design como na sua funcionalidades! E o LG Gram de 14” não é exceção à regra!
Este portátil tem muita qualidade dentro de um pacote bastante pequeno e sobretudo… Muito leve!
Vamos por partes, este LG Gram de 14”, conta com um ecrã de uma qualidade extraordinária, um keyboard ‘clicky’ e uma bateria estrondosa! Isto já para não falar no peso de todo o pacote, que fica abaixo de 1kg.
No entanto, nem tudo são rosas… A qualidade de construção é boa, mas fica sempre uma sensação ‘plástica’ enquanto manuseamos o portátil. (uma clara desvantagem do seu diminuto peso.)
Design
O LG Gram tem um exterior super minimalista, algo que poderá ou não gostar… Mas eu sou fã de coisas simples mas bonitas, por isso, gosto do aspeto da máquina.
Mas o que mais me surpreende não é o aspeto exterior, é a robustez do chassis!
Sendo constituÃdo por uma estrutura metálica de magnésio e nano-carbono que consegue mais 20% de durabilidade e resistência em comparação à s estruturas convencionais de magnésio.
Dito isto, o corpo do LG Gram foi concebido para passar com distinção numerosos testes de durabilidade, como choque, temperaturas extremas, pó e humidade.
Tornando esta máquina, a escolha mais indicada se pretende trabalhar nas condições mais adversas… Ou tem apenas mãos de manteiga e uma severa falta de jeito ao pé de tecnologia de ponta.
Primordialmente, ao pesar menos de 1kg, e com as dimensões de 323 mm x 212mm x 16.5mm, o LG Gram é o portátil mais leve atualmente no mercado.
No entanto, apesar de ser bastante fino, a conectividade não sofreu! No lado esquerdo, temos a entrada do carregador, uma porta USB 3.0, uma porta HDMI e ainda uma outra entrada USB-C. Em paralelo, no lado direito, temos um ‘Secure Lock’, uma porta USB 3.0, e uma entrada para auscultadores bem como suporte a cartões microSD.
Aquece?
Apesar de todos os componentes dentro do corpo do LG Gram, nunca notei um aquecimento acima do razoável.
Ecrã
O LG Gram conta com um ecrã de 14” IPS LCD Full HD com margens muito pequenas, capaz de oferecer uma extensa gama de cores, visto suportar 96% sRGB. Além disto, o ecrã IPS LCD permite ao utilizador trabalhar em qualquer tipo de ambiente, devido à capacidade e fiabilidade do painel.
Se por acaso está no mercado à procura de um portátil para ver séries e filmes… Vai ter aqui uma grande surpresa! Consumo multimédia é simplesmente um mimo neste ecrã IPS
Desempenho
Em termos de desempenho, se o seu objetivo é a produtividade e conforto, então, o LG Gram irá capaz de aguentar o que quer que seja!
Tenha 20 abas abertas no Chrome, ou um ficheiro Excel com linhas até dizer chega, o processador Intel Core i5-8259U, 8GB de RAM, 256 GB de armazenamento (SSD), e por fim uma gráfica integrada Intel UHD 620, irão certamente tomar conta do recado.
Falei em produtividade e conforto, porque a este preço, irá conseguir arranjar soluções com muito mais performance no mercado!
Contudo, o foco do LG Gram não é ser o portátil mais poderoso do Universo… É sim ser competente em tudo o que faz, mantendo um peso abaixo do 1KG e autonomia de fazer abrir a boca de espanto.
Mas vamos aos testes propriamente ditos! No benchmark Geekbench 4, conseguimos 10655 pontos em multi-core, e no 3DMark Time Spy, conseguiu 401 pontos, o que é normal tendo em conta que não tem placa gráfica dedicada.
Pontuações que ficam um pouco aquém de alguns rivais diretos, como o MateBook X ou Dell XPS.
No entanto, no HandBrake, o LG Gram demorou cerca de 23 minutos a fazer transcode de um vÃdeo 4K para 1080p, significativamente abaixo dos 27 minutos do MateBook X Pro.
Gaming
Apesar de dizer nesta análise que irá conseguir mais performance noutros portáteis. Tenho de salientar que irá conseguir facilmente jogar os tÃtulos ‘e-Sports’ do momento sem grandes problemas! Jogos como Overwatch, League of Legends ou Fortnite não irão ter qualquer problema, desde que baixe algumas definições gráficas.
Dito isto, se quer um portátil para jogar a sério, talvez seja boa ideia procurar noutro lado.
Bateria
Um dos pontos mais fortes do LG Gram, depois do seu ecrã IPS!
Com este portátil, sair de casa sem o carregador não é mais um erro… É apenas mais um dia no escritório!
Conte com 10-11 horas de autonomia sem grande esforço, se apenas estiver a ‘surfar’ na web, ou a fazer trabalhos leves. No entanto, se puxar pelo portátil, o consumo irá aumentar! Em suma, não conte com 10 horas, se for jogar Fortnite para o emprego ou faculdade!
Conclusão
Com o seu design minimalista, margens quase inexistentes e ecrã de alta qualidade… O LG Gram é uma excelente escolha se pretende um portátil para consumo de conteúdo multimédia!
Tão bom, que nem vai dar pela sua existência no seu colo, ou talvez mais importante, na sua mala do dia a dia.
No entanto, por volta dos 1150€, a performance não é estelar, se quiser fazer algumas tarefas mais pesadas.
Para mais informações, clique aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!