(Review) Immortals of Aveum: Um FPS Mágico! Com falhas

Consegue imaginar um jogo FPS moderno, em ambientes estranhos cheios de magia, com inimigos variados, com bocados de um bom RPG à mistura, e claro, gráficos dignos das consolas de nova geração? Bem… Immortals of Aveum é um jogo de tiro mágico em primeira Single-Player que conta a história de Jak!

Quem é Jak? É um herói improvável que do nada se apercebe que tem um potencial mágica completamente fora de série, e por isso, se junta a uma ordem de elite de magos de batalha para salvar um mundo à beira do abismo. Bem, não foi só por isso, mas já dá para ter uma ideia.

Basicamente… A mesma história de sempre não é verdade?

(Review) Immortals of Aveum: Um FPS Mágico!

Portanto, temos aqui um projeto sólido, capaz de conjugar jogabilidade, a gráficos interessantes e até a história bem conseguia. Porém, apesar de ambientes bem conseguidos e personagens detalhadas, existem alguns problemas de performance que têm de ser mencionados, porque afetam mesmo a fluidez e por isso a capacidade que o jogador tem de tomar decisões.

Afinal, quando está apenas a “passear” no mapa, está tudo a correr bem, e o jogo apresenta uma boa performance. Mas, assim que começam a aparecer inimigos no ecrã, a coisa descamba, e fica complicado tomar decisões rápidas e assertivas quando estamos a jogar powerpoint em vez de um jogo reservado para as consolas de nova geração.

Mas, ainda assim, sendo um lançamento muito recente, acredito que a EA vai lançar atualizações que vão corrigir muitos dos problemas de performance que o jogo está neste momento a trazer para cima da mesa. Por isso, vamos falar do que realmente importa. É ou não é um jogo interessante?

História

Pois bem, a história é realmente importante no jogo, porque como jogador, você precisa de saber, e perceber, o porquê de Jak ter apostado tanto na sua carreira como “Battlemage”.

Sim, é verdade que o “mago” tem um potencial mágico incrível, sendo um dos únicos no planeta a ser capaz de manipular todas as cores de magia, cada uma com habilidades únicas. Mas o seu potencial nem fica por aqui, porque como vai perceber logo no início do jogo, Jak tem um nível de poder absolutamente incrível, especialmente quando perde o controlo.

Em suma, quando a sua personagem entre em “Rage Mode”, também entra num nível de poder incrível, capaz de até meter Harry Potter e Voldemort em sentido.

Entretanto, é em Aveum que tudo acontece, um planeta que apenas e só conheceu conflitos, porquê? Domínio da magia, claro! Uma guerra conhecida como Everwar, que agora subiu de nível, devido à ameaça de um fim do mundo.

Em suma, este jogo acontece porque estamos à procura de um futuro melhor.

Jogabilidade

Consegue imaginar um FPS em que em vez de armas, consiste em andar a atirar feitiços para todo o lado? Aveum é isto mesmo!

Dito isto, acha que temos pouca escolha nos feitiços a utilizar? Esqueça! As opções são mais que muitas, e vai mesmo ter de treinar os dedos para utilizar todas as alternativas de forma eficiente.

É um desafio que muito provavelmente vai irritar alguns dos jogadores mais casuais, mas quando dominado, significa que passou a ter uma força mágica sem precedentes.

Para ter ideia, temos mais de 25 feitiços e 80 talentos disponíveis para crescer dentro do jogo. Além disso, temos também a possibilidade de apanhar material em baús escondidos ou em bosses, para se tornar ainda mais poderoso.

Além de tudo isto, apesar de ser uma aventura bastante linear, a realidade é que o jogo também lhe permite explorar um pouco o mapa, ao mesmo tempo que oferece desafios adicionais, como são os míticos puzzles para entrar em algumas áreas escondidas, onde claro, vai encontrar algumas recompensas pelo seu tempo perdido.

Curiosamente, algo que o jogo faz muito bem, é a iniciação do jogador a tudo o que vai acontecer a seguir. Ou seja, vai receber logo vários feitiços e poderes especiais, para começar logo a desbravar caminho.

Porém, como disse em cima, os problemas de performance acabam por afetar a jogabilidade de Aveum.

É sem dúvida muito giro combinar poderes e destruir dezenas de inimigos de uma só vez, mas se temos um pequeno break a meio do combo, e levamos com um dos inimigos mais poderosos em cima, pode desde logo dizer adeus a mais de metade da sua vida. O que é só irritante.

Além disso, existe uma outra grande queixa que parece ligeira, mas me irrita até mais não! Estou a falar do facto do botão de interação com objetos ser o mesmo de recarregamento de poderes especiais. Um botão que nem sempre aparece, ou se ativa quando deveria. Perdi a conta às vezes que tentei abrir um baú, e utilizei uma runa de carregamento.

Gráficos

Este é um dos primeiros jogos exclusivos das consolas de nova geração e PC, tendo como base o incrível Motor de Jogo Unreal Engine 5. Porém, apesar de muita qualidade gráfica nos cenários, é inegável que o fator “WOW” não se encontra presente neste jogo.

No caso da PlayStation 5, parece que existe uma utilização demasiado agressiva da resolução dinâmica, o que acaba por estragar os visuais em situações gráficas mais exigentes. Isto é notório na troca de armas mágicas, cabelo das personagens, e em lutas com muitos inimigos no ecrã.

Como disse em cima, está a faltar fluidez para que todo o sistema funcione.

Conclusão

Em suma, Immortals of Aveum é um jogo muito interessante, capaz de misturar qualidade na história, a um ambiente um pouco diferente do habitual. Como é óbvio, andar a disparar magia em vez de balas tem a sua piada.

Mas, existem problemas graves a corrigir, nomeadamente na falta de fluidez de movimento e de combate, o que muito se deve a falhas de performance, algo que não se deveria admitir numa consola de nova geração.

Ainda assim, é um jogo capaz de oferecer entre 15 e 20 horas de jogabilidade, e muita história para absorver. Por isso, se quer experimentar algo diferente, e curioso, tem aqui uma excelente alternativa. Mas talvez seja boa ideia esperar pelo lançamento de atualizações, e claro, uma baixa de preço.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Consegue imaginar um jogo FPS moderno, em ambientes estranhos cheios de magia, com inimigos variados, com bocados de um bom RPG à mistura, e claro, gráficos dignos das consolas de nova geração? Bem... Immortals of Aveum é um jogo de tiro mágico em primeira...(Review) Immortals of Aveum: Um FPS Mágico! Com falhas
Share to...