A Beelink, uma fabricante Chinesa muito focada nos mini-computadores, não é de todo um nome tão grande ou conhecido como uma ASUS, MSI, Lenovo, etc… Mas, se calhar deveria ser! Porque tem de facto uma gama de Mini PCs extremamente interessante, que vai desde a gama mais baixa, a máquinas que apesar de pequenas, impressionam com níveis de performance Premium.
Dito tudo isto, temos agora uma nova alternativa muito amiga da carteira, para quem quer algo simples para trabalhar, ou para funcionar como media center. Estamos a falar do Mini S13 baseado no processador Intel Twin Lake Quad-Core N150. Vale a pena?
(Review) Beelink Mini S13 – Mini PC ao alcance de todos
Portanto, este processador pode parecer “fraco”, mas é de facto uma das escolhas favoritas das fabricantes que andam a brincar aos Mini-PCs. Além da ASUS, temos alternativas na Geekom, da ASUS, da GMKTec, Acemagic, etc…
É um processador que faz todo o sentido para uma máquina BBB (boa, bonita e barata).
Design e Primeiras Impressões
A olhar para o preço, é óbvio que não vamos ter aqui um corpo de alumínio extremamente bonito e apelativo ao olhar. Ainda assim, não está nada mal para aquilo que é. Temos um corpo de plástico extremamente leve (275g) e compacto, com dimensões à volta dos 115 * 110 * 40mm.
Para tornar a coisa mais apelativa, temos um acabamento em cima a fazer lembrar pequenos diamantes, bem como um pequeno triângulo a lembrar que fabricante desenvolveu e produziu esta máquina.
Em suma, para o preço, não há como criticar aquilo que temos à nossa frente. É um mini-PC que não é feio, com quatro portas USB-A, duas saídas HDMI, uma entrada de 3.5mm, um botão Power e ainda uma porta RJ-45. (Todas as portas USB-A são 3.2 Gen 2, ou seja, 10 Gbit/s).
Infelizmente não temos nenhuma porta USB-C, o que é estranho, mas não acho ser um deal-breaker.
Conectividade, Memória e Armazenamento.
Como dissemos em cima, até temos um grande leque de portas neste mini-PC, mas além disso, temos também WiFi-6 e Bluetooth 5.2 graças à placa de rede Intel AX101.
Por falar de placas, se quiser entrar dentro do mini-PC, a coisa é extremamente fácil e rapidamente vai chegar aos 16GB de memória RAM (single-channel), e duas ranhuras para SSD 2280, uma já ocupada (SSD de 500GB // 510MB/s leitura – 480MB/s escrita) e outra livre em cima da memória RAM.
Performance
Especificações Técnicas
- Processador: Intel N150
- GPU: Integrada
- RAM: 16GB LPDDR4
- Armazenamento: 512GB PCIe 3.0
- Conectividade: Wi-Fi 6 // Bluetooth 5.2
- Portas: 4x USB-A 3.2 Gen2 // 2x HDMI 2.1 / 1x RJ45 LAN, 1x 3.5mm
- Peso e Dimensões: 275g // 115 x 110 x 40mm
Este Intel N150 “Twin Lake” é no fundo a nova versão dos antigos Celeron e Pentium, e como tal continua a ser baseado num design Alder Lake, porém com algumas melhorias ligeiras na arquitetura.
Mais concretamente, temos 4 núcleos físicos (4 threads) com um TDP base de 6W. A frequência máxima é de 3.6GHz, e o GPU tem 24 unidade de execução a 1GHz.
Tudo isto significa que não temos aqui um PC para jogar ou para workloads. Mas, é de facto muito bom para produtividade, centros multimédia, etc… Este PC fica a matar num escritório. Poderoso o suficiente e super eficiente.
Dito tudo isto, em benchmarks, como seria de esperar, temos 1242 pontos single-core e 3001 multi-core no Geekbench 6. Já no Cinebench R23, temos 948 pontos single-core e 2980 multi-core. No provavelmente mais importante PCMark 10, vamos aos 3002 pontos.
Ou seja, performance “Meh”, mas, isto também significa que este computador pode ser levado ao seu limite durante horas a fio sem grandes problemas. Curiosamente, a sua ventoinha também não é demasiado ruidosa, e como tal, pode estar 10 horas seguidas a puxar ao máximo, e nem sequer vai notar.
Vale a pena?
À volta dos 200€, este mini-PC é de facto uma compra muito interessante para qualquer empresa, ou consumidor mais casual. Aliás, com alguma sorte, até o poderá encontrar mais à volta dos 150€, o que o torna ainda mais apelativo.
É um mini-PC robusto e suficientemente poderoso, que também chega ao mercado com boa conectividade I/O, e pode ser mexido por qualquer tipo de pessoa para adicionar mais armazenamento.