Se tem uma Air Fryer há algum tempo então sabe como pode ser frustrante perder o revestimento antiaderente no seu interior. De repente, já não consegue limpar as coisas rapidamente e os resíduos de comida queimada ficam agarrados sempre agarrados ao fundo. A boa notícia é que restaurar o revestimento antiaderente da sua Air Fryer. Isto pode melhorar significativamente o seu desempenho e longevidade.
É possível restaurar o revestimento antiaderente da sua Air Fryer
Os revestimentos antiaderentes, normalmente feitos de Teflon ou cerâmica, permitem resultados de cozedura mais saudáveis utilizando menos óleo. No entanto, o calor elevado, os utensílios de limpeza abrasivos e a utilização incorrecta desgastam estas superfícies. Quando começam a degradar-se, os alimentos colam-se e cozinham de forma desigual. No entanto é possível evitar que a sua fritadeira se deteriore e até mesmo restaurá-la à sua antiga glória, exigindo apenas alguns passos.
O que vai precisar
- Bicarbonato de sódio
- Sabão da loiça
- Esponja ou pano macio
- Água
- Óleo de cozinha (por exemplo, óleo vegetal, óleo de canola)
- Toalha de papel
- Spray de cozinha antiaderente (opcional)
Limpe em profundidade
Antes de entrarmos em algo mais complicado, deve limpar a sua fritadeira com bicarbonato de sódio, detergente da loiça, uma esponja ou pano macio e água. Primeiro, desligue o aparelho, retire o cesto e as peças amovíveis e deixe-o arrefecer completamente. Depois, misture bicarbonato de sódio com água, aplique a pasta na superfície antiaderente e deixe-a repousar durante 15 a 30 minutos.
Uma vez terminado o tempo, esfregue suavemente a área com uma esponja macia, mas tenha cuidado para não utilizar abrasivos fortes que possam fazer mais mal do que bem. Depois de esfregar, enxagúe com água morna e seque bem.
O método do óleo alimentar
Acredite ou não, há uma escola de pensamento que defende que o óleo de cozinha normal é ótimo para rejuvenescer o revestimento antiaderente da sua fritadeira de ar quente. Pegue no óleo à sua escolha (um óleo de alta temperatura, como o vegetal ou de canola, é o melhor) e numa toalha de papel.
Pré-aqueça a sua Air Fryer a cerca de 150°C. Quando estiver pronta, pegue numa pequena quantidade de óleo e cubra ligeiramente a superfície antiaderente com o papel de cozinha. Isto preenche os riscos microscópicos que podem arruinar a qualidade antiaderente.
Depois, ponha a Air Fryer a funcionar durante 5 a 10 minutos para que absorva mais o óleo. Depois de “cozinhar”, desligue o aparelho e deixe-o arrefecer completamente. Por fim, limpe o excesso de óleo.
A ideia subjacente é a mesma que a de temperar uma frigideira de ferro fundido, mas tenha em conta que alguns especialistas não recomendam a utilização de óleos diretamente no cesto da fritadeira.
Experimente um spray antiaderente
Tal como o óleo de cozinha, os sprays antiaderentes podem ajudar a manter o revestimento da sua fritadeira de ar quente, mas há um senão. Este é um produto a utilizar se o seu aparelho não estiver completamente frito e quiser mantê-lo em óptimas condições durante o máximo de tempo possível.
Antes de cozinhar, pulverize ligeiramente spray de cozinha antiaderente nos seus alimentos e limpe qualquer excesso do cesto com um pano limpo. Depois, pré-aqueça a fritadeira de ar quente antes de colocar os alimentos. Isto ajuda a melhorar as propriedades antiaderentes e torna a limpeza geralmente mais fácil.
Tome medidas preventivas
A prevenção é fundamental neste caso, uma vez que a perda do elemento antiaderente da sua fritadeira de ar pode torná-la muito menos eficaz e, bem, menos divertida de utilizar.
Para prolongar a sua vida útil, utilize apenas utensílios de silicone, madeira ou plástico – evite completamente o metal. Estes materiais evitarão o aparecimento de riscos na superfície. Também deve cozinhar apenas dentro dos intervalos de temperatura recomendados, uma vez que o calor elevado pode levar à degradação.