Há vantagens em retirar a cobertura do motor do automóvel?

Olhar para debaixo do capot de um automóvel nem sempre é tão revelador como poderia ser, especialmente se tiver uma cobertura do motor. É que as coberturas do motor tendem a esconder uma série de cabos e componentes com uma peça de plástico ou metal grande e de aspeto elegante. Embora alguns possam gostar de ver as partes interiores, os fabricantes tendem a utilizar coberturas de motor para dar ao motor um melhor aspeto estético. Mas será que pode e há vantagens em retirar a cobertura do motor?

Há vantagens em retirar a cobertura do motor do automóvel?

Por muito boas que pareçam e por muita cablagem que escondam, as coberturas do motor não servem apenas para dar uma melhor aparência. Nem sempre é só a cablagem que está lá em baixo. Assim pode haver correias de transmissão rotativas, polias e outras peças móveis que é melhor tapar. Tudo para o caso de colocar a mão ou a cara demasiado perto delas por acidente. Os fabricantes de automóveis não estão a vedá-las permanentemente, obviamente, estão apenas a acrescentar um passo de segurança extra, para que as pessoas estejam preparadas antes de aceder a esses componentes.

motor do carro a sobreaquecer, imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer, retirar a cobertura do motor

Um nível de proteção interior e exterior

Em casa, tapamos os fios porque são feios, mas debaixo do capot de um carro há um ecossistema delicado de peças que interagem entre si. Assim ter uma divisória gigante em cima do motor ajuda tudo o resto a funcionar também. As coberturas do motor ajudam a evitar que detritos soltos como sujidade, água, óleo e gordura penetrem nas peças principais do motor e danifiquem uma das coisas mais caras do veículo. Se estiver a estacionar algures durante algum tempo, essa cobertura pode impedir que algo mais entre e danifique o motor, como pequenos roedores que gostam de roer os fios.

Para além de tudo, as coberturas do motor são um sistema de estabilização. Como tal permite uma condução mais suave sob o capot e no interior do automóvel. Notaria a diferença sem uma cobertura? Sem dúvida. Porque de repente seria um pouco mais difícil ouvir as indicações do GPS. Os revestimentos das coberturas ajudam a abafar o excesso de ruído, vibração e, por vezes, até a temperatura, reduzindo o seu impacto nos compartimentos dos passageiros, para não falar debaixo do capot.

Para além disso as coisas debaixo do capot aquecem e vibram bastante. Embora as peças díspares possam estar bem a curto prazo sem uma cobertura do motor, o aumento da vibração e do calor pode desgastar os componentes circundantes muito mais rapidamente.

Por isso, embora as coberturas do motor possam, por vezes, parecer como se estivesse a abrir uma embalagem e a encontrar outra caixa para abrir no interior, são silenciosamente um dos heróis desconhecidos do veículo, tornando quaisquer problemas debaixo do capot um pouco melhores do que poderiam ser.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também