Quando a Google fez há alguns meses uma grande atualização ao Gmail adicionou a funcionalidade de respostas inteligentes. Isto era algo que já estava disponível nos nossos telemóveis e que mais tarde chegou à versão para computador. Agora algo muda nas respostas inteligentes do gmail.
Respostas inteligentes do Gmail: Responder rapidamente a uma mensagem
Com as respostas inteligentes pode responder rapidamente a uma mensagem, seleccionando uma das três respostas disponíveis. No fundo é uma forma rápida e eficaz de despachar alguém mais chato ou insistente, especialmente quando estamos com pressa.
No entanto, estas mensagens geradas por um sistema de inteligência artificial começaram a tornar-se incomodativas para quem tem muita paciência para receber e enviar emails. Ora, quem não queria utilizar as respostas inteligentes acabava sempre por ser brindado com elas.
Quer tenha sido por queixas dos utilizadores, ou simplesmente porque lhe apeteceu, a Google vai finalmente permitir desativar esta função.
Mas afinal como é que as mensagens inteligentes funcionam?
Bem, a Google explicou ao jornal americano, The Wall Street Journal, que as respostas inteligentes são escolhidas a partir de uma biblioteca de frases que um sistema identifica como relevantes para uma situação, após analisar milhões de opções.Sim, isto significa que a Google andava a ler emails para treinar este sistema. No entanto, tudo foi sempre feito com as maiores preocupações e respeito pela privacidade dos utilizadores.
Privacidade à parte, o que importa é que agora vão ser os utilizadores a escolherem se querem utilizar ou não este funcionalidade.
No entanto as novidades não ficam por aqui. A Google vai lançar a composição inteligente de mensagens, uma funcionalidade semelhante às respostas inteligentes. No fundo prevê aquilo que vai escrever a seguir para tudo ser mais rápido.
De facto os sistemas de inteligência artificial e de machine learning podem contribuir para nos facilitar a vida. No entanto, tudo isto ainda está longe da perfeição. Conclusão, por vezes incomodam mais do que ajudam.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!