Veja como resolver um erro HDCP na sua televisão ou monitor

Se estiver a ver uma mensagem de erro HDCP na sua televisão ou monitor, isso pode impedi-lo completamente de ver conteúdos. Mas este problema pode ser ultrapassado através de alguns métodos diferentes, por isso, continue a ler para saber o que significam os erros HDCP e como pode corrigir um erro HDCP no seu dispositivo.

Veja como resolver um erro HDCP na sua televisão ou monitor

Antes de discutir os erros de HDCP, vale a pena saber o que é HDCP. O HDCP (High Bandwidth Digital Content Protection) é um protocolo utilizado para impedir que as pessoas vejam conteúdos pirateados em HDTVs e monitores. Lançado pela Intel no início do século, o HDCP vem em auxílio dos produtores de conteúdos quando estes lançam conteúdos que, supostamente, se encontram por detrás de algum tipo de paywall ou camada de autorização. É também uma forma de gestão de direitos digitais (DRM), que se centra na regulação do acesso aos conteúdos.

box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

Atualmente, a pirataria é bastante popular, especialmente entre aqueles que não querem pagar uma taxa mensal por serviços de streaming ou de televisão.

Embora seja possível ver conteúdos pirateados em sítios Web ilegais, também é possível gravar conteúdos num dispositivo e visualizá-los mais tarde, conforme a conveniência, sem pagar por isso.

Os dispositivos compatíveis com HDCP bloqueiam esta situação, separando se o dispositivo de visualização utilizado tem a autorização correcta para ver o conteúdo que está a tentar transmitir. Esta tecnologia encripta o sinal de um conteúdo para evitar que seja gravado noutro dispositivo. Isto nem sempre acontece, uma vez que os criadores nem sempre utilizam o HDCP depois de libertarem o conteúdo.

No entanto, a maioria das grandes empresas de produção utiliza HDCP para proteger os seus conteúdos, incluindo a Sony, a Warner Bros e a Disney.

utilizadores furiosos com a Netflix, série nova coreana
Mandatory Credit: Photo by Isopix/REX/Shutterstock (10184354a)
Illustration of the video streaming company Netflix. Logo Netflix on the keyboard of a remote control in front of a TV.
Netflix, Belgium – 01 Apr 2019

Uma vez que é necessária uma ligação com fios para gravar conteúdo de um dispositivo para outro, o HDCP entra em ação nos cabos multimédia. Os cabos HDMI utilizam normalmente o HDCP, mas as coisas não se ficam por aqui. As ligações DVI e DisplayPort também utilizam este protocolo anti-pirataria para proteger os conteúdos.

A versão mais recente do HDCP foi lançada em 2018 e é conhecida como versão 2.3.

O que é um erro HDCP?

Os erros HDCP podem aparecer em plataformas e dispositivos, incluindo RokuTV, AppleTV, Chromecast, Netflix, Hulu, Amazon Fire TV e Prime Video. Obter um erro de HDCP não significa necessariamente que está a ver conteúdos pirateados. De facto, os erros HDCP ocorrem normalmente quando está a ver inofensivamente conteúdos que está autorizado a ver.

Um erro HDCP pode aparecer frequentemente como uma das seguintes mensagens:

“Erro HDCP detectado”
“ERRO HDCP
“SAÍDA NÃO-HDCP”
Se receber uma destas mensagens no seu ecrã, as causas podem ser múltiplas.

Utilização de um cabo não compatível com HDCP

Embora a maioria dos cabos HDMI seja certificada como compatível com HDCP, isto não acontece em todos os casos. Se comprar um cabo HDMI de outra marca, este pode não ser compatível com HDCP, o que pode facilmente conduzir a um erro de HDCP no seu televisor ou monitor. O mesmo se aplica aos cabos DVI e DisplayPort que não são compatíveis com HDCP.

tv, 8k

Utilizar um televisor ou monitor antigo

As duas versões mais recentes do HDCP chegaram em 2018. Se estiver a utilizar um televisor HDTV lançado antes de 2018, poderá deparar-se regularmente com erros de HDCP simplesmente devido a incompatibilidade. Lembre-se de que o facto de o seu dispositivo de visualização ter uma porta HDMI, DisplayPort ou DVI não significa que seja compatível com as versões mais recentes do HDCP.

Problemas de handshaking HDMI

Isto ocorre quando o cabo HDMI se liga a outro dispositivo e o reconhece. Se o processo de handshaking correr mal, pode receber um erro HDCP. Isto ocorre frequentemente se o cabo ou a porta HDMI estiver danificado. Neste caso substitua o cabo HDMI ou repare a porta danificada.

Como ultrapassar um erro HDCP

Verifique a ligação do cabo ou troque as portas

Por vezes, um erro HDCP ocorre devido a uma simples ligação de cabo solta. Assim antes de mais, certifique-se de que o cabo HDMI, DVI ou DisplayPort está bem ligado em ambas as extremidades.

Se o seu dispositivo de visualização tiver mais do que uma porta para o cabo multimédia escolhido, considere a possibilidade de mudar de uma porta para outra. Uma das portas pode estar danificada, o que pode estar a causar o erro HDCP que está a receber.

Reinicie os seus dispositivos

Um rápido desligar e ligar é frequentemente a solução para muitos problemas técnicos e pode ajudar a ultrapassar um erro HDCP. Reinicie rapidamente o seu televisor ou monitor e poderá livrar-se definitivamente desse erro HDCP.

Comprar um novo cabo multimédia

Entretanto se o seu cabo multimédia estiver danificado ou não for compatível com HDCP, é melhor comprar um novo cabo, seja ele HDMI, DVI ou DisplayPort. Os novos cabos multimédia não costumam ser muito caros, mesmo que se trate de uma marca popular.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também