As consolas de nova geração deveriam ser o ponto de entrada dos jogadores casuais no mundo do Ray Tracing, afinal de contas, qualquer uma delas conta com a capacidade ao nível do hardware fornecido pela AMD.
No entanto, até aqui, todos os jogos com suporte à funcionalidade tiveram de ‘cortar’ em algum aspeto para a oferecer. Fosse nos FPS, ou na resolução, tudo para ir de encontro às capacidades gráficas de ambas as consolas.
Pois bem, a Capcom acabou de impressionar, ao conseguir chegar aos 45FPS no novo Resident Evil 8, na tão desejada resolução 4K, com Ray Tracing ativo!
Resident Evil 8 impressiona na performance 4K com Ray Tracing
Portanto, caso não saiba, a implementação do Ray-Tracing traz um preço pesado a pagar para os projetos dos estúdios, que têm de arranjar maneira de tirar de um lado para meter no outro. É exatamente por isso que alguns jogos como Devil May Cry 5 SE tem a funcionalidade desativada por defeito, e é impossível ativá-la na resolução 4K, ou com o modo de 120Hz ligado.
A Capcom já tinha afirmado que o jogo iria correr a 4K a 60 FPS na PS5 e Xbox Series X. Contudo, nunca tinha mencionado a performance com Ray-Tracing.
Pois bem, existe um impacto na performance, mas é bastante mais baixo do que aquilo que muito boa gente esperaria. Afinal, é possível chegar aos 45 FPS na resolução 4K, o que pode ser um excelente sinal para o futuro de ambas as consolas.
Entretanto, com a PS4 e Xbox One ‘modelos base’, apenas será possível chegar aos 900p a 30fps. Isto enquanto a PS4 Pro e Xbox One X chegam aos 4K@30 fps ou 1080p@60 fps.
Se por ventura está curioso, temos demos a caminho, com um trial de 1 hora disponível a partir de hoje. E com outra demo dentro do castelo disponível a partir do dia 24 de Abril. Antes do lançamento oficial, vamos ainda ter uma demo ‘completa’ no dia 1 de Maio.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!