É isto que mais provoca a reprovação no exame de condução!

O nervosismo num exame pode levar a cometer erros que normalmente não cometeria. Técnicas de relaxamento como respiração profunda ou meditação podem ajudar, mas, no caso de um teste tão técnico como a prova prática de condução, a prática consistente nos pontos fracos é o que realmente faz a diferença. Mas afinal o que mais provoca a reprovação no exame de condução? 

Esquecer de pôr o cinto de segurança

Parece algo óbvio, mas com os nervos do momento é fácil esquecer. E sim, esquecer de apertar o cinto antes de pôr o carro em movimento resulta numa reprovação imediata. Assim que se sentar e fechar a porta, ponha logo o cinto. Isto antes de verificar os espelhos ou ligar o carro. Crie esse hábito nos treinos e, no dia do exame, fará isso automaticamente.

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Conduzir com uma só mão no volante

Mesmo que veja familiares a fazer isso, durante o exame tem de manter as duas mãos no volante. Conduzir com uma mão pode não reprovar automaticamente, mas se for recorrente, acumula penalizações que podem fazer chumbar.

A posição recomendada atualmente é “9 e 3” (como se fosse num relógio). Esta posição dá maior controlo e segurança.

Não parar completamente num STOP

Quando se aproximar de um sinal STOP, é fundamental fazer uma paragem total. “Paragens em andamento” (ou seja, abrandar mas não parar totalmente) são um erro comum — e pode significar reprovação.

É isto que mais provoca a reprovação no exame de condução!

Mudar de faixa sem verificar os espelhos e o ângulo morto

Antes de mudar de faixa, o examinador vai querer ver se faz as verificações obrigatórias: espelho retrovisor, espelho lateral e ângulo morto (virar a cabeça para ver o ponto cego). E nunca mude de faixa num cruzamento. Isso resulta em reprovação automática.

Mesmo com carros modernos que têm sensores, não deve confiar só na tecnologia.

Conduzir demasiado devagar (ou demasiado depressa)

Toda a gente sabe que acelerar demasiado no exame é má ideia. Mas o oposto também é verdade: ir muito devagar pode prejudicar. Conduzir abaixo do limite legal, sem razão, pode ser visto como perigoso para os outros condutores.

Mantenha-se atento aos limites e ajuste a velocidade conforme o contexto (como zonas escolares ou obras). Se estiver mau tempo, como chuva forte, o examinador espera que reduz a velocidade — mas com bom senso, sem exagerar.

Travagens bruscas

Paragens demasiado rápidas e secas indicam falta de controlo do veículo. Dependendo da situação, isso pode ser penalizado — ou até causar reprovação se for um caso grave.

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Seguir muito perto do carro da frente

A distância de segurança é essencial. A recomendação comum é manter três segundos de distância entre ti e o carro da frente. Escolha um ponto fixo na estrada e conte: se chegares ao ponto antes de contar até três, estás demasiado perto.

Conduzir colado ao carro da frente é perigoso e dá direito a penalização.

Não saber as regras de cedência de passagem (prioridade)

Muitos exames incluem cruzamentos de quatro vias ou sinais intermitentes. Saber quem tem prioridade nestas situações é essencial. Quem chega primeiro, avança primeiro. Se dois carros chegam ao mesmo tempo, o da direita tem prioridade.

Falhar no estacionamento paralelo

O estacionamento paralelo é um dos maiores desafios para quem está a aprender — e mesmo condutores experientes ainda têm dificuldades.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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