Veja se o seu carro necessita de uma reparação da suspensão

O motor e a transmissão não são as únicas partes de um automóvel que necessitam de uma verificação de rotina. Por baixo de qualquer veículo estão os componentes da suspensão e da direção que trabalham em uníssono com o motor e a caixa de velocidades para tornar a sua condução suave, segura e confortável. A direção e a suspensão, em particular, estão interligadas e são concebidas para absorver os solavancos dos buracos e as irregularidades da estrada. Dado o que fazem estão sujeitos a alguns fatores externos que podem criar problemas aos condutores. Para que não tenha surpresas vamos dizer-lhe quais os sinais de que o seu carro necessita de uma reparação da suspensão.

Veja se o seu carro necessita de uma reparação da suspensão

O sintoma mais notório de uma má suspensão automóvel são os ruídos da parte inferior do veículo durante a condução ou a travagem. Esses ruídos irritantes, rangidos ou pancadas apontam para peças da suspensão ou da direção gastas, como os casquilhos dos braços de controlo, as extremidades dos tirantes, as juntas esféricas, os elos da barra oscilante, os rolamentos das rodas ou as juntas de velocidade constante (CV).

diagnosticar problema nas rodas, Travão de emergência, Carro, iuc, ruído pneus, reparação da suspensão

Entretanto, o desgaste irregular dos pneus também pode significar que os amortecedores ou molas do seu veículo podem precisar de ser substituídos. Como se vê, as rodas e os pneus também fazem parte da direção e da suspensão. Prestar muita atenção ao desgaste irregular dos pneus pode ajudá-lo a diagnosticar uma falha num componente da suspensão. Por outro lado, pode ser um problema de alinhamento, mas a detecção precoce do desgaste irregular ou invulgar dos pneus é vital para poupar centenas ou milhares de contas de reparação mais tarde.

Por outro lado, um veículo que salta depois de passar por cima de solavancos pode ter amortecedores gastos. Pode verificar este facto pela presença de fugas à volta dos amortecedores ou no interior da roda. Se não for o caso, pode empurrar um canto do carro para baixo e ver como a suspensão recupera. O seu automóvel pode precisar de amortecedores novos se saltar mais do que uma vez antes de voltar à altura normal depois de empurrado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também