A Renault é uma marca história, e de facto muito querida dos condutores Portugueses. Porém, como tudo na vida, tem os seus altos e baixos. Dito tudo isto, depois de andar aos papéis durante alguns anos, com modelos desinspirados, dívidas crescentes e fábricas a mais, a Renault decidiu mudar tudo com um plano ousado chamado “Renaulution”.
Estamos a falar de um plano que deu força a projetos como o Renault 5. Aliás, o resultado foi tão impressionante que… virou uma série.
Um regresso em grande estilo!
O documentário “Anatomia de um Regresso” (ou “Anatomie d’un Comeback”, no original), disponível na Amazon Prime Video, mostra os bastidores da transformação épica da Renault.
Um documentário que obviamente é um pouco embelezado, mas que não depende apenas e só de conversa bonita baseada em estratégias de marketing. A série leva-nos mesmo às reuniões, às decisões difíceis, às dúvidas internas e aos momentos em que tudo podia ter corrido mal. Mas não correu, ou pelo menos, até aqui, não está a correr mal.
Aliás, a série vai à parte mais mais mexida da marca, com imagens exclusivas da Alpine na Fórmula 1, e testemunhos dos protagonistas que estiveram na linha da frente desta revolução industrial.
É daqueles casos (raros) em que a realidade dá mesmo uma boa história.
A Renault estava mesmo por baixo?
Em 2020, a Renault não estava só a perder dinheiro, estava à beira de perder relevância, e quando isso acontece… É muito complicado dar a volta. Ou seja, a marca estava presa a um passado que já não convencia, com uma estrutura pesada, uma gama confusa e pouca margem para respirar.
Foi aí que entrou Luca de Meo, o novo CEO, com um plano em três fases:
- Resurrection (2021–2022) – Cortar custos, acabar com os desperdícios e voltar ao lucro.
- Renovation (2023–2024) – Renovar a gama de modelos e dar um novo rosto às marcas do grupo.
- Revolution (a partir de 2025) – Transformar a Renault numa empresa digital, elétrica e virada para o futuro.
Como correu?
A recuperação foi tão rápida que nem foi preciso esperar pelo fim do plano para ver resultados. Em 2024, a Renault bateu recordes e conseguiu atingir objetivos com um ou dois anos de avanço.
O novo Renault 5 elétrico já anda nas estradas, a Alpine está a crescer a olhos vistos, apesar de alguns resultados mais negativos em algumas competições, e talvez mais importante que tudo isto, a marca voltou a ser sinónimo de inovação e não de confusão.
Curiosidade em como tudo isto aconteceu? Nada melhor que ver a série!