A Renault continua o seu percurso na parte da revolução elétrica, ao mesmo tempo que continua a dar muita atenção ao sempre importante passado. É exatamente assim que as coisas devem ser feitas! Estamos perante uma evolução com pés, cabeça, tronco e membros.
Sendo exatamente por isso que a Renault voltou a pegar no nome Scenic, que caso não saiba, teve o seu início no distante ano de 1996. Sabe o que significa o nome? Sabe o que significa este automóvel para a Renault? Vamos por partes.
Renault Scenic: Aposta 100% elétrica com 620Km de autonomia
Portanto, o nome que é obviamente estranho e difícil de dizer corretamente para o mais comum dos mortais, é um acrónimo para ‘Safety Concept Embodied in a New Innovative Car’. Em bom Português, isto significa “Conceito de Segurança Incorporado num automóvel novo e inovador“.
Dito isto, se este acrónimo pode ter sido esquecido ao longo das diferentes gerações deste automóvel, ao longo dos anos, é inegável que voltou a ganhar alguma importância neste verão de 2023. Basta olhar para a qualidade do interior, número de tecnologias de assistência à condução. Aliás, vou até mais longe, vale também a pena olhar para a evolução da Renault como fabricante automóvel nos últimos anos.
Dito tudo isto, depois de mais de 5 milhões de automóveis vendidos, o Renault Scenic E-Tech entra agora no mundo SUV, tendo como base uma motorização 100% elétrica eficiente, e com muita autonomia para dar.
Afinal de contas, estamos a falar de um novo automóvel baseado na plataforma CMF-EV, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Plataforma CMF-EV? O que é isto?
É uma plataforma que permite criar um automóvel aparentemente mais esguio e compacto, mas com um espaço interior absolutamente incrível. De forma mais resumida, estamos perante um SUV pensado para os mais jovens, que estão agora a pensar em fazer crescer a sua família, mas que não querem compromissos na tecnologia, no conforto, e claro, na segurança.
Por falar em segurança, temos de salientar uma das funcionalidades que mais nos chamou a atenção na apresentação, o Safety Coach.
Esta novidade é como o nome indica, um assistente que acompanha o condutor no dia-a-dia, sendo assim capaz de o informar sobre o seu comportamento durante o ato da condução. Sim, é uma espécie de regresso às velhas aulas de condução, com o seu instrutor a dar-lhe uma classificação, e sugestões de melhoria.
No lado da inovação tecnológica, temos também de salientar o “Solar Roof“, ou seja, o teto solar, que em vez de contar com um mecanismo complicado com peças móveis, usa uma tecnologia com cristais líquidos para bloquear a luz do sol, ao mesmo tempo que é capaz de manter a eficiência térmica do interior do Scenic.
Interior
Nós estivemos no evento de “preview” do novo Scenic, e por isso podemos dizer que o interior pode parecer muito “Mégane” ou até “Austral”, porque é… Mas temos alguns novos toques, novas formas de implementação, e a chegada de algumas novas tecnologias, que tornam o carro bastante mais apelativo ao vivo relativamente às fotos. Dito isto, como já deve ter percebido, o Scenic é tudo menos feio nas fotos.
Quando chega ao mercado?
O novo Scenic chega ao mercado no primeiro trimestre de 2024, e pelos vistos, vai chegar em boas quantidades. Por isso, não falta muito tempo para começar a ver a mais recente aposta da Renault nas estradas Portuguesas.
Quanto ao preço, é expectável que o Scenic se posicione onde o Megane E-Tech se encontra, com o segundo automóvel a levar alguns acertos no preço. Ou seja, a chegada do Scenic só vai tornar a gama eletrizada da Renault mais interessante e mais acessível.
Motorização: Performance e autonomia?
Vamos ter duas opções, uma com 125 kW (170cv) e 280Nm de binário, e outra um pouco mais potente com 160kW (220cv) e 300nm de binário. Na parte das baterias, temos também duas escolhas, 60kWh para uma autonomia a rondar os 420km, ou uma outra de 87 kWh para uma autonomia a rondar os 620km.
Além da autonomia, é preciso salientar que ambas as versões contam com módulos que podem ser facilmente trocados de forma individual. A bateria maior conta com 12 módulos, enquanto a bateria mais pequena fica pelos 12 módulos. Talvez mais importante que tudo isto, a Renault também está muito focada na Reciclagem e Sustentabilidade de toda a sua força de produção, mas isso fica para outra altura.
Conclusão
O novo Renault Scenic é uma janela para o futuro… Melhor, é uma janela para o agora da histórica fabricante Francesa. A Renault tem feito uma evolução incrível nos últimos anos, e este novo automóvel é apenas o mais recente exemplo disso mesmo.
Agora é esperar que o automóvel chegue às nossas estradas. Nós já estamos em pulgas para o experimentar. Fique atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!