Não foi assim há tanto tempo que a Renault lançou o seu primeiro veículo 100% elétrico baseado na sua inovadora plataforma pensada pura e simplesmente para o mundo dos carros movidos a bateria. Estamos a falar do Megane E-Tech, o elétrico mais moderno, poderoso, e eficiente da gigante Francesa. (Link do ensaio)
Porém, ao que tudo indica, a Renault parece estar prestes a fazer alguns ajustes à sua gama. Afinal de contas, o modelo de 40kWh, que também é o mais barato, pode estar em vias de extinção.
Renault quer acabar com o seu elétrico mais barato
Portanto, a Renault decidiu acabar com a versão de 40 kWh e 131cv do Megane E-Tech num dos maiores mercados Europeus (Espanha). A versão mais barata deste seu recente, e bastante popular 100% elétrico.
Afinal de contas, a versão desapareceu do configurador da marca em Espanha, e pelos vistos, alguns rumores apontam para que isto seja apenas o início de um pequeno ajuste aos planos da Renault para a revolução elétrica, em todo o mercado Europeu.
Ou seja, a partir de agora, a versão base pode muito bem vir a ser a versão com uma bateria de 60 kWh e 218cv.
Qual é a diferença?
Pois bem, a versão mais barata (Equilibre) custa neste momento 36.750€ em Portugal (36.600€ em Espanha). No entanto, os consumidores Espanhóis preferem a versão com mais bateria, e maior poder elétrico no motor, que claro está, custa mais 6000€. Porquê a preferência? É a autonomia! Que passa de 300 quilómetros, para uns mais interessantes 450 quilómetros.
Por enquanto, em Portugal, a versão mais barata com a motorização de 40 kWh e 131cv continua disponível por 36.750. Porém, apesar de menos poder económico, a verdade é que os condutores Portugueses também preferem a versão de 60 kWh. Algo extremamente interessante, porque o carro 100% elétrico mais vendido em Portugal foi o Dacia Spring, que é também o elétrico mais barato do mercado.
Em suma, esta mudança em Espanha pode muito bem ser uma jogada, ou um teste, para perceber o que a marca deve fazer a médio/longo prazo.
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