Koleos: Tudo sobre o novo SUV topo-de-gama da Renault

O Koleos é a nova aposta da Renault que apesar das linhas musculadas e dos 210mm de altura ao solo consegue manter uma imagem elegante e distinta. Para isso contribuem alguns detalhes como a grelha cromada com o losango colocado em posição central e, claro, a original assinatura luminosa, em forma de “C”, com tecnologia LED.

Koleos

Koleos: O design

A juntar-se a isto estão as rodas (que podem receber jantes de 19 polegadas – de série na versão Initiale Paris) e as barras cromadas de alumínio polido no tejadilho.

Na traseira destacam-se os faróis, com guias de luz de efeito 3D e iluminação permanente, que se prolongam até meio do porta bagagens.

A habitabilidade do novo SUV foi uma das grandes preocupações da Renault. Assim, nos bancos traseiros será difícil rivalizarem com os 289 mm de raio ao nível dos joelhos e com os bancos aquecidos.

Koleos

Já os espaços para arrumação perfazem 35 litros, com destaque para os 11 litros do porta-luvas e para os sete litros do porta-objetos localizado na consola central com… refrigeração. A bagageira, com piso falso, disponibiliza um volume de 579 litros. Mas o volume pode mais do que triplicar, com o rebatimento parcial ou não dos bancos. Esta é uma operação bastante simples, devido prático sistema “Easy Brak”, com comandos acessíveis no porta-bagagens. Sublinhe-se que o portão traseiro pode ser aberto eletricamente, dispondo de uma função mãos-livres ativada pela simples passagem do pé sob o para-choques traseiro.

Já os bancos dianteiros, para além das regulações elétricas, estão disponíveis também com aquecimento e função de ventilação.

Koleos

Koleos: Sistema multimédia

A componente multimédia também não foi esquecida no Koleos, algo notório pela presença do sistema R-LINK 2. Localizado na consola central, a plataforma multimédia tem a forma de um tablet, com 8,7 polegadas (no formato vertical) que pode ser comandado por voz ou por toque no ecrã (permitindo o deslizamento das páginas).

koleos: tudo sobre o novo suv topo-de-gama da renault

Este dispositivo operacionaliza as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio e ar condicionado, podendo interagir com os botões de atalhos, nomeadamente o botão da consola central e os comandos adicionais do volante.

Este sistema é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

koleos: tudo sobre o novo suv topo-de-gama da renault

Koleos: O Motor

O novo Renault Koleos é comercializado em Portugal com o motor 2.0 dCi 175. Um bloco de quatro cilindros e 16 válvulas, associado a um turbocompressor de geometria variável. Com 1.995 cc de cilindrada, debita 175 cavalos de potência às 3.750 rpm e reivindica um binário de 380 Nm, associado à caixa automática X-Tronic.

Uma caixa de velocidades de variação contínua que elimina as perdas de binário nas passagens de caixa e que é capaz de proporcionar consumos contidos. Na realidade, em ciclo misto, o novo Renault Koleos reivindica consumos (NEDC) de 5,4 litros/100 km. Com comando sequencial manual, o condutor beneficia de sete relações para uma condução ainda mais dinâmica.

Com esta combinação motor-caixa, o novo Renault Koleos surpreende pelos desempenhos em estrada, como comprovam os 202 km/h de velocidade máxima e os 9,3 segundos que precisa para chegar dos 0 aos 100 km/h nas versões 4×2.

Koleos: Versão 4×4 para os aventureiros

Com provas dadas em milhões de automóveis da Aliança Renault-Nissan, este sistema dispõe de um comando que permite ao condutor selecionar três diferentes modos de transmissão: “2WD”, “4WD AUTO” e o exclusivo “4WD LOCK”.

koleos: tudo sobre o novo suv topo-de-gama da renault

  • Em modo “2WD”, o dispõe de tração à frente permanente, quaisquer que sejam as condições de aderência.
  • Em modo “4WD AUTO”, o sistema ALL MODE 4×4-i controla, permanentemente, a evolução das condições de circulação e de aderência e, em seguida, trata as informações com origem nos sensores, para assegurar a repartição ideal do binário do motor entre os eixos dianteiro e traseiro. Se for necessário, pode ser enviado para as rodas traseiras até 50 % do binário disponível.
  • Em condições todo-o-terreno ou de fraca aderência (neve, lama, terra, areia) e a baixa velocidade (inferior a 40 km/h), o condutor pode bloquear o sistema, ativando o “4WD LOCK” para garantir uma repartição 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Acima de 40 km/h ou sempre que o motor for ligado, esta opção é automaticamente desligada.

Koleos: A segurança

O Renault Koleos vem com diversas tecnologias que trabalham para garantir a segurança do condutor.

koleos: tudo sobre o novo suv topo-de-gama da renault

Neste campo destacam-se  o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o sistema de ajuda ao arranque em subida, o retrovisor interior electrocromático, o sistema de travagem de emergência ativa (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática das luzes estrada/cruzamento (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, para além do estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist que, não só ajuda a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, como também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

O Novo Koleos já está disponível na rede de concessionários Renault com preços a partir dos 41.250€. Para mais informações clique aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também