Renault Austral E-Tech: SUV híbrido que surpreendeu!

A Renault é marca automóvel incrivelmente popular, e que na verdade, tem mostrado um nível de evolução muito interessante ao longo dos últimos anos. É também uma das fabricantes favoritas dos Portugueses.

Por isso, depois de termos ido à apresentação oficial do novo Austral, está agora na hora de fazer um ensaio “à antiga”. Quer saber mais sobre o Austral? Tivemos a versão Full Hybrid, que é também um dos veículos mais evoluídos que a Renault alguma vez lançou.

O novo Renault Austral é um automóvel de estilo SUV, de médias dimensões, que consegue preencher grande parte das necessidades dos consumidores em todos os campos. Tudo isto numa aposta cheia de tecnologia, com elevados níveis de eficiência, num design que eleva a gigante Francesa. Vamos por partes!

Renault Austral-E: Um SUV híbrido que surpreende mais que o esperado!

Pois bem, vamos começar pelo princípio, o design! Assim, como um novo modelo, criado de raiz, o novo Austral garante ao mercado um SUV de caráter premium por dentro e por fora.

Especialmente, neste acabamento Iconic Esprit Alpine, que conta com ainda mais atenção ao detalhe, como é o exemplo do símbolo frontal Renault da mesma cor da grelha. Um pormenor até “pequeno”, mas que garante um grande efeito no design, e que até faz com que o veículo salte mais à vista nas estradas Portuguesas.

Quanto ao interior, isto aqui é um campo em que a Renault se tem esforçado imenso. Algo que temos de elogiar.

Estamos a falar de não só dois enormes ecrãs, para o sistema de entretenimento e para os mostradores, mas também da forma como estes comunicam entre si graças ao sistema Android Automotive, extremamente bem implementado pela fabricante.

Na nossa opinião, temos aqui uma evolução que vai muito mais além da introdução de ecrãs touch e luzes LED para ambiente interior. Afinal, o que salta à vista é mesmo o aumento da qualidade de construção, algo que já tínhamos notado no Megane 100% elétrico, mas que se faz sentir num outro nível neste novo modelo.

Performance e Prazer na condução

Quando o tema é a performance e potência, a verdade é que continuamos a recorrer aos números no papel. Assim, aqui no Renault Austral, estamos a falar de um SUV Full-Hybrid de média dimensão (segmento C) que traz uma motorização híbrida de 200 cv bastante curiosa.

Ao pormenor, no papel, o Renault Austral-E vai dos 0-100 km/h em 10 segundos. Algo que posso garantir que faz dentro dos 9-10 segundos sem problemas. No entanto, a potência e resposta continua mesmo a velocidades elevadas, e chega ao seu limite eletrónico de velocidade máxima nos 180 km/h sem qualquer problema.

Esta motorização é capaz de se carregar sozinha com o motor a combustão e claro está também o faz através da regeneração ativa.

Curiosamente, com a renovada aposta em tecnologias de apoio à condução, em conjunto com o sistema Android, vai notar que se deixar tudo ligado, o carro vai até ajustar a velocidade se achar necessário à chegada de curvas mais apertadas.

Mas então a sensação ao volante?

Além do design e atenção ao detalhe exterior e interior, foi na condução diária que o Austral me surpreendeu mais que o esperado. Estamos aqui a falar de um SUV, mas ao volante, vai perceber que tem em mãos uma oferta ágil, com uma resposta rápida ao pedal.

Aliás, apesar das suas dimensões e peso, os 200 cv foram mais que suficientes até para as ultrapassagens mais rápidas, isto enquanto a sua eficiência garantiu médias sempre a rondar os 5-6 litros a cada 100 km percorridos. Mesmo numa condução de teste focada para a dinâmica os números não fogem muito da média, algo que surpreende na sua gama.

Renault Austral

Renault Austral E – Conclusão

Em poucas palavras, o Renault Austral é um SUV que preenche maior parte das necessidades até dos entusiastas mais rigorosos. Afinal, temos aqui muito mais tecnologia à nossa disposição, com um novo design que o faz olhar para trás sempre que estaciona o Austral.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas e nem o novo Renault Austral vem sem alguns compromissos. Afinal, o Austral pode ser apenas adquirido de momento com tração frontal ao contrário do seu antecessor o Kadjar que podia comprar em versão de tração as quatro rodas.

Posto isto, temos aqui facilmente uma das ofertas de estilo SUV mais completa do seu segmento a nível tecnológico. Não senti muitos compromissos em todos os aspetos, com um grande realce, novamente, na atenção ao detalhe e qualidade geral muito acima do esperado. Longe dos plásticos rijos que estamos habituados.

Ainda assim, com todas as mudanças tecnológicas e qualidade embutidas, é normal que o preço aumente face ao seu antecessor. Assim sendo, na versão base o preço do novo Asutral começa nos 34.200€. Contudo, nesta versão Alpine toda equipada estamos a falar de um valor que ronda os 46.200€.

Se ficou interessado, conheça o novo Austral ao pormenor e toda a sua gama no site oficial da Renault, clique aqui.

Ademais, o que pensa sobre a nova criação da Renault? Partilhe connosco a sua opinião sobre o Renault Austral nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

A Renault é marca automóvel incrivelmente popular, e que na verdade, tem mostrado um nível de evolução muito interessante ao longo dos últimos anos. É também uma das fabricantes favoritas dos Portugueses. Por isso, depois de termos ido à apresentação oficial do novo Austral, está...Renault Austral E-Tech: SUV híbrido que surpreendeu!