A Leak.pt estĆ” na IAA Transportation, em HanĆ“ver, de forma a perceber que inovaƧƵes estĆ£o a caminho do mundo automĆ³vel. Afinal de contas, apesar de quase sempre darmos mais importĆ¢ncia ao mercado mais tradicional de consumo, a realidade Ć© que nem sĆ³ de consumidores tradicionais como vocĆŖ e eu se faz um mercado automĆ³vel global.
Dito tudo isto, entre veĆculos eletrificados, mais eficientes, e atĆ© novas apostas no hidrogĆ©nio, eis que aparece um veĆculo extremamente estranho, mas ainda assim super interessante, fruto de uma parceria da Renault com a Volvo e a CMA. Estamos a falar da carrinha de transporte Renault ZFlexEVan, que agora vai passar a ser mais conhecida como Estafette.
PorquĆŖ este nome?
Porque como Ć© costume, a Renault foi buscar (e bem) inspiraĆ§Ć£o ao seu passado.
Vamos dar uma vista de olhos?
Renault apresentou um veĆculo super estranho e futurista!
Esta Estafette tenta encapsular alguma da visĆ£o da Renault para o futuro da eletrificaĆ§Ć£o. O que Ć© obviamente uma excelente ideia, visto que apesar da adoĆ§Ć£o cada vez maior por parte dos consumidores, a realidade Ć© que no lado das empresas, comprar um veĆculo elĆ©trico ainda Ć© estranho, e traz algumas barreiras para serem ultrapassadas.
Dito tudo isto, este Ć© um veĆculo diferente, e que jĆ” demonstra um pouco daquilo que a Flexis, uma parceria entre o Grupo Renault com a Volvo e CMA, vai ser capaz de oferecer ao mercado nos prĆ³ximos anos.
Assim, a ideia aqui Ć© oferecer uma alternativa eficiente, diferente, e colorida, para o mundo da logĆstica. Com um grande foco no “last-mile”, ou seja, em trabalhos dentro da cidade, como podem ser as cada vez mais comuns entregas de encomendas pelos serviƧos de estafetas. Mais concretamente, asta carrinha de transporte quer animar a cidade com cor, um design alegre, muita eficiĆŖncia, muita capacidade de carga, e na realidade tambĆ©m muita seguranƧa, visto que temos vĆ”rias funcionalidades para proteger os peƵes mais distraĆdos.
- Linhas desenhadas nas estradas a delimitar espaƧo, atravĆ©s de iluminaĆ§Ć£o exterior.
- EcrĆ£s a demonstrar que o veĆculo estĆ” em serviƧo
- Muitos ecrĆ£s e cĆ¢maras para monitorizar o que se passa em volta.
Ou seja, a ideia passa por ultrapassar as cada vez mais numerosas e pesadas restriƧƵes que podemos encontrar nas grandes cidades.
Curiosamente, isto acontece ao retirar muita inspiraĆ§Ć£o Ć carrinha original de 1959, ao serem ambas inovadoras, estranhas, mas acima de tudo, extremamente prĆ”ticas. Afinal, a Estafette original foi o primeiro veĆculo da marca Renault a colocar todo o grupo motopropulsor – motor e transmissĆ£o – Ć frente para libertar espaƧo atrĆ”s para a carga.
Ser diferente nas cidades!
O que nĆ£o falta em grandes centros urbanos Ć© confusĆ£o e poluiĆ§Ć£o visual. Sendo por aqui que a Renault quer ter algum impacto. A gigante Francesa acredita que as carrinhas ligeiras de transporte de mercadorias tĆŖm de ser facilmente identificĆ”veis, expressivas, e tambĆ©m curiosas.
Dito tudo isto, temos aqui um veĆculo de grandes dimensƵes (4.87 x 1.92 m), mas nem por isso significativamente maior que uma Kangoo L2.
Ć assim que a Estafette vai caber em qualquer espaƧo de estacionamento convencional, e como tal, nĆ£o vai ser um empecilho nas estradas. AliĆ”s, para manter a sua agilidade, e assim cumprir essa missĆ£o, a carrinha tem um Ć¢ngulo de viragem muito similar ao de um Renault Clio.
PrƔtica
AlĆ©m de tudo isto, temos uma altura um pouco fora do comum, bem como acessos diferenciados. Ou seja, o condutor vai ter acesso Ć mercadoria tanto pela frente como tambĆ©m pela traseira, o que lhe vai poupar tempo, e como tal, vai aumentar a sua produtividade.
PorĆ©m, apesar de extremamente curioso e apelativo, este design ainda nĆ£o Ć© o final. Infelizmente, os responsĆ”veis da Renault jĆ” sabem o que fica e o que nĆ£o fica, mas nĆ£o podem ainda avanƧar com esse tipo de informaĆ§Ć£o.
Ainda assim, esta carrinha vai ser lanƧada algures em 2026, e como tal, nĆ£o falta muito tempo para termos tudo confirmado. Vai ser tambĆ©m aqui que vamos ter uma noĆ§Ć£o da potĆŖncia, autonomia, e claro, tambĆ©m do seu preƧo.
Entusiasmado com esta filosofia de Regresso ao Passado da Renault? Partilhe connosco a sua opiniĆ£o na caixa de comentĆ”rios em baixo.
Receba as notĆcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ć grĆ”tis!