Renault 5 Turbo 3E: A Lenda do Primeiro “Mini-Supercarro” Elétrico

Senhoras e senhores, agarrem-se à cadeira, porque a Renault acaba de rebentar a escala da nostalgia com um bicho elétrico que nos vai deixar a salivar. Sim, é obviamente estranho ver um Renault 5 Turbo acima do Alpine A290 que já tivemos a oportunidade de testar. 

Mas, aqui temos de ter em conta que além de um “piscar de olhos” da fabricante à antiga marca RS (Renault Sport). É algo que faz algum sentido… Afinal, o Renault 5 Turbo 3E é sem dúvida alguma a reencarnação moderna do icónico R5 Turbo que tantos Portugueses fez sonhar nos anos 80 e 90.

Isto com uma grande diferença… Sem cheiro a gasolina! Ainda assim, com potência a rodos. Já tivemos a oportunidade de o ver em Paris!

Um Renault 5 Turbo Reinventado para um novo mundo!

renault 5 turbo 3e: a lenda do primeiro "mini-supercarro" elétrico

Portanto, quem disse que os elétricos são aborrecidos nunca viu este monstro.

Estamos a falar de 540 cavalos de potência, um sistema de tração traseira com motores nas rodas e um design mais musculado do que um gigantesco fã do ginásio com algumas ajudas menos legais. O Renault 5 Turbo 3E não vem para brincar. Em menos de 3,5 segundos já está a ultrapassar os 100 km/h. Isto com uma velocidade máxima de 270 km/h.

Mas, nem só de velocidade se faz um “Turbo”. Este não é um elétrico qualquer. É uma verdadeira máquina de drifts, curvas e diversão sem fim.

Nostalgia para dar e vender!

A Renault pegou na receita vencedora do R5 Turbo dos anos 80 e temperou com inovação, leveza e um toque de futurismo. Resultado? Um mini-supercarro que redefine a ideia do que pode ser um hatchback eletrificado.

renault 5 turbo 3e: a lenda do primeiro "mini-supercarro" elétrico

Assim, com uma plataforma exclusiva, uma bateria de 70 kWh e uma arquitetura de 800V, a marca garante carregamentos ultra-rápidos e autonomia para mais de 400 km. Por isso, mesmo em pista, em apenas 15 minutos a bateria vai dos 15% aos 80%.

Design Que Mete Respeito

Não há como ficar indiferente ao visual agressivo deste Turbo 3E.

renault 5 turbo 3e: a lenda do primeiro "mini-supercarro" elétrico

Com apenas 4,08 metros de comprimento, mas uns impressionantes 2,03 metros de largura, parece que foi desenhado a pensar nos videojogos e nos ralis. O para-choques saliente, as asas traseiras absurdamente largas e os faróis LED a piscarem à moda antiga fazem deste um dos designs mais irreverentes da atualidade. E sim, para os mais exigentes, vai ser altamente personalizável, com várias combinações de cores e acabamentos à escolha.

No interior, a festa continua. Os bancos baquet, os cintos de seis pontos e o travão de mão vertical (sim, aquele mesmo dos ralis para puxar uns slides épicos) fazem deste um cockpit digno de uma máquina de competição. A Renault não esqueceu a tecnologia, e o painel de instrumentos digital OpenR, com o Google integrado, oferece tudo o que é necessário para uma experiência conectada e cheia de estilo.

Performance de Outro Mundo

Entretanto, se está preocpado com a performance, os números não mentem: 540 cv, 4.800 Nm de binário, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos e uma relação peso-potência de 2,7 kg/cv. Tudo isto num carro que pesa apenas 1.450 kg, graças à utilização extensiva de fibra de carbono.

Assim, o Renault 5 Turbo 3E é um verdadeiro brinquedo (para adultos com – muito – dinheiro), feito para os que querem um elétrico sem abdicar da emoção.

Entretanto, e como é óbvio, a Renault pensou em tudo. O sistema de carregamento de 350 kW permite meter a carga quase ao máximo num instante, e os quatro modos de condução – Snow, Regular, Sport e Race – garantem que a máquina se adapta ao teu estado de espírito.

Uma Série Limitada Para Entrar na História

Para finalizar, temos coisas boas e más neste lançamento. Primeiro, como deve imaginar, o nome Turbo é apenas nostálgico, segundo, é versão limitada, e claro… É uma versão limitada MUITO cara. Ou seja:

  • A má notícia? Só vão ser fabricadas 1.980 unidades, uma homenagem ao ano de nascimento do R5 Turbo original.
  • A boa notícia? Podes reservar um já nas próximas semanas. As primeiras entregas arrancam no primeiro semestre de 2027, e quem conseguir meter as mãos numa destas preciosidades vai ter uma peça de coleção garantida.

Em suma, se és fã do Renault 5 Turbo original e queres algo com aquele espírito irreverente, mas sem cheiro a gasolina, este é o carro que andavas à espera. O problema pode estar no seu preço… Alguns rumores apontam para algo acima dos 150 mil euros.

Algo que é… Bem… Assustador para um Renault 5, por muito especial que este seja.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que os valores desvirtuam aquilo que era o Renault 5 Turbo original? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...