Como o CEO da Renault afirma, alguns produtos têm de ser mágicos! Especialmente numa altura como esta, em que todos estamos finalmente a concordar naquele que é o futuro do mundo automóvel.
No fundo, é isto que a Renault quer fazer, e na verdade, já tem vindo a fazer nos últimos anos. Meter mais detalhe, mais alma, e mais magia, em todos os seus novos automóveis.
Acho que podemos apontar para o Renault 5 E-Tech, um reinventar de um ícone, como o expoente máximo dessa forma de estar no mercado.
Renault 5 E-Tech: É um all-in Revolucionário para o mercado!
Portanto, porquê um Renault 5 em 2024? Naquele que é o momento mais importante da história do mundo automóvel, especialmente desta fabricante Francesa?
Bem, o Renault 5 de antigamente chegou ao mercado como uma resposta a um mercado que gritava a plenos pulmões por algo versátil, económico, mas nem por isso “banal”.
O novo Renault 5 100% elétrico é tudo isso combinado num produto completamente novo. Temos um veículo elétrico pronto a chegar às mãos de todos os condutores que querem entrar na loucura da mobilidade elétrica, mas ainda não conseguiram encontrar um automóvel capaz de lhe agradar em todos os campos, nomeadamente no campo do preço.
Este Renault 5 vai chegar ao mercado para finalmente coçar a famosa comichão dos 25 mil euros.
Tudo vai começar à volta desse valor, e ao que tudo indica, relativamente às rivais, a Renault tem aqui uma proposta que pode realmente chegar ao sucesso!
Com uma versão capaz de oferecer 300 quilómetros de autonomia para os menos exigentes, e claro, uma outra versão capaz de garantir pelo menos 400 quilómetros para quem acha que precisa de algo um pouco mais capaz, para viagens mais longas ou com velocidades maiores.
Ou seja, além do modelo de 25 mil euros, que deverá chegar ao mercado apenas no primeiro trimestre de 2025, vamos também dar as boas vindas a outros modelos, com bateriais maiores, diferentes níveis de equipamento, e eventualmente até motorizações mais interessantes, com o primeiro destes veículos a chegar às estradas Portuguesas já em Junho (versão com autonomia de 400 kms).
Plataforma otimizada!
Vale a pena dizer que o Renault E-Tech 100% elétrico é o primeiro veículo a ser baseado inteiramente na plataforma AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada ao segmento B de veículos elétricos.
O que significa isto? Bem, temos um Renault 5 com um chão plano, um espaço interior otimizado, e muito espaço na bagageira (326L). Isto também significa um centro de gravidade baixo, e um peso que não é mesmo nada mau para um 100% elétrico (menos de 1500 kg).
Além de tudo isto, é uma plataforma extremamente otimizada no preço, sem comprometer na qualidade de construção, componentes, ou até tecnologias que são cada vez mais uma vertente importante para a Renault.
Bateria!
Como dissemos em cima, vamos ter versões com 40kWh (300 quilómetros) e 52kWh (400 quilómetros), ambas capazes de carregar a 11kW (AC) ou 80/100kW (DC). Vale a pena ainda salientar que apesar do facto de ser um automóvel compacto, este Renault 5 é capaz de puxar um reboque até 500 kg.
Tecnologia de segurança, e aposta na IA!
Como é cada vez mais normal, a Renault implementa aqui todas as ajudas à condução que podemos encontrar nos seus veículos mais importantes e mais caros, onde podemos incluir condução independente Nível 2, bem como um novo assistente Reno que curiosamente faz lembrar o velho “Clippy” da Microsoft, porém, agora um pouco mais inteligente e por isso útil.
Conclusão
Este Renault 5 pode ser o início de algo muito bonito para a Renault! Mas talvez mais importante que isso, algo de muito importante para todo o mundo automóvel. É um automóvel incrível, cheio de tecnologia, performance e até design, feito a pensar nas massas!
Agora falta esperar que as primeiras unidades cheguem a Portugal, para depois dar uma voltinha.
Interessado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!