Como remover “vírus” do smartphone sem restauro de fábrica

Embora a probabilidade de o seu smartphone Android apanhar malware seja baixa se não se afastar da loja Google Play e não andar a carregar em todas as ligações que chegam ao seu dispositivo, o pior pode acontecer quando menos esperamos. Para a maioria das pessoas, a reposição de fábrica é a única solução, uma vez que apaga todos os outros ficheiros juntamente com o vírus. No entanto a verdade é que é possível remover “vírus” do smartphone sem ter de fazer restauro de fábrica.

Como remover “vírus” do smartphone sem restauro de fábrica

Não existem propriamente vírus para smartphones, mas existe malware e os sinais de que ele está presente são bem evidentes. No entanto podem ser confundidos com outras coisas. Suponha que o seu smartphone Android bloqueia sempre que arranca. Ou talvez não consiga descarregar aplicações da Play Store. Embora estes problemas sejam frustrantes, não são necessariamente causados por um vírus.

erros com aplicações

Antes de começar a tentar remover malware do Android, reinicie o telemóvel para se certificar de que não se trata apenas de um desempenho lento. Na maioria dos telemóveis, mantenha premido o botão de alimentação físico do dispositivo e pode escolher Reiniciar (se não for o caso, desligue-o e volte a ligá-lo manualmente).

Por fim, certifique-se de que não está a lidar com um falso aviso de vírus no seu telemóvel. É uma armadilha comum os sites mostrarem um aviso de vírus falso como tática de fraude para o obrigar a pagar pela “remoção”. Se tiver lidado com a situação acima descrita, é uma boa ideia limpar a cache do Androidno que diz respeito ao browser, de modo a remover quaisquer vestígios de tais sites.

Embora “vírus” seja frequentemente utilizado como um termo genérico para software malicioso, os verdadeiros vírus para Android são raros. A maioria das ameaças no Android surge sob a forma de outro malware, como adware, ransomware e spyware.

Identificar alterações recentes no seu telemóvel

Se os problemas começaram a surgir de repente faça a si próprio algumas perguntas.

O problema começou a acontecer depois de ter descarregado uma determinada aplicação ou ficheiro?

Fez recentemente o sideload de uma aplicação Android a partir de uma fonte de terceiros (fora da Play Store)?

Tocou num anúncio que descarregou um ficheiro que não queria?

O problema ocorre apenas quando executa uma determinada aplicação?

gastar dinheiro, smartphone invadido remotamente, instalar todas as atualizações Android, aumentar a velocidade de download do smartphone

Se a resposta a qualquer uma das perguntas anteriores for sim, é possível que tenha malware no seu sistema. Vamos ver as soluções.

Verifique se há aplicações indesejadas no seu telemóvel

Se estiver a ver notificações indesejadas, se notar que a sua bateria está a descarregar muito ou se o seu desempenho for lento, poderá ter uma aplicação não autorizada instalada.

Para qualquer aplicação que não reconheça ou que já não utilize há algum tempo, toque na mesma e selecione Desinstalar para a remover do telemóvel. É sempre uma boa ideia limpar as “aplicações zombie” que já não utiliza. Não é inédito que uma aplicação outrora fiável seja vendida a uma empresa maliciosa, que depois a enche de anúncios e outro tipo de lixo.

Enquanto examina a lista, preste especial atenção às aplicações que requerem muitas permissões. Apesar de algumas aplicações legítimas necessitarem de muitas permissões para funcionarem, um sinal comum de uma aplicação Android desonesta é exigir muito mais permissões do que deveria.

Rever o acesso a aplicações especiais

Em alguns casos, pode ter permitido que uma aplicação Android maliciosa fosse executada como Administrador do dispositivo, o que lhe dá permissões especiais. Para rever estas aplicações, vá a Definições > Aplicações > Acesso a aplicações especiais e escolha Aplicações de administrador do dispositivo. Certifique-se de que confia em tudo o que é apresentado.

Também vale a pena rever os outros menus dentro do acesso a aplicações especiais. Qualquer coisa que se possa sobrepor a outras aplicações pode abusar deste poder para enviar spam com anúncios, por exemplo.

Executar uma verificação do Google Play Protect

O Google Play Protect é o sistema de segurança integrado do Android e pode ajudar a remover vírus do smartphone sem necessidade de restauro. Este sistema certifica-se de que as aplicações Android são seguras para descarregar na Play Store e analisa o seu telefone para detetar quaisquer aplicações perigosas que tenham sido descarregadas. De seguida, deve certificar-se de que tem esta funcionalidade ativada e tentar executar uma verificação.

Abra a Google Play Store, toque na sua imagem de perfil no canto superior direito e escolha Play Protect para aceder a esta ferramenta. Aqui, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito e certifique-se de que a barra Verificar aplicações com o Play Protect está ativada. Se desejar, ativar Melhorar a deteção de aplicações prejudiciais pode proporcionar uma proteção adicional.

Verificar com um antivírus Android

Muitas aplicações de antivírus para Android têm funcionalidades que duplicam as funcionalidades incorporadas no Android e que o obrigam a atualizar para a versão paga, pelo que não são uma necessidade. No entanto, se ainda suspeitar que tem um vírus Android após os passos acima, não custa nada obter uma segunda opinião.

Recomendamos o Malwarebytes como uma opção fiável. Depois de o instalar, seleccione Ignorar para ignorar a avaliação gratuita, uma vez que não é necessária para executar uma verificação de segurança. Selecione Verificar agora na página inicial e, em seguida, terá de dar permissão à aplicação para aceder aos seus ficheiros para uma verificação mais completa.

android, jornalistas spyware ativistas, Android roubar dinheiro, remover vírus do smartphone

O Malwarebytes também menciona outros potenciais problemas de segurança, como ter as Opções de Programador ativadas e não utilizar as várias outras funcionalidades da aplicação. A verificação deve ser suficiente para saber se o seu telemóvel está infetado com algo grave.

Para que ninguém caia no conto do vigário há um conjunto de regras básicas que temos mesmo de ter sempre em conta. Manter apps e o sistema operativo atualizado por meios oficiais é sempre o mais importante. É que assim não há exploração das falhas.

Depois nunca devemos carregar em ligações desconhecidas. É que esta é a forma principal de se espalhar uma ameaça.

Outra questão é a instalação de apps totalmente desconhecidas. Se for da Play Store é mais seguro, apesar de até mesmo aí algumas conseguirem entrar.

Com as dicas que referimos acima consegue remover vírus do smartphone sem restauro de fábrica.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também