Em média, a bateria de um automóvel dura cerca de três a cinco anos. Mas isto não significa que não possa falhar antes e sobretudo quando menos esperamos. Para maior tranquilidade, há ferramentas que pode ter no seu carro se estiver preocupado com uma bateria descarregada. No entanto não as pode utilizar de qualquer maneira. Por exemplo, no que diz respeito a remover os cabos da bateria é preciso fazê-lo corretamente. É que caso contrário pode criar faíscas, o que, em casos raros, pode levar a uma explosão.
Depois de a bateria descarregada ter sido carregada e os motores de ambos os veículos ainda estarem a funcionar, siga os passos abaixo para remover com segurança os cabos de ligação do veículo anteriormente descarregado.
Como remover os cabos da bateria
Desligue o terminal preto do veículo previamente descarregado, que deve estar ligada a uma área metálica do chassis (não ao terminal negativo da bateria). Em seguida, retire a braçadeira vermelha ligada ao terminal positivo da bateria descarregada.
Certifique-se de que está a manter os grampos vermelho e preto separados, caso contrário, irá criar faíscas. Coloque-as cuidadosamente no chão, afastadas uma da outra.
Agora, passe para a bateria boa e solte o grampo vermelho do terminal positivo e, em seguida, o grampo preto.
Depois, como nenhuma das pinças está ligada a uma bateria, pode guardá-las em segurança. Nesta altura, as pinças podem tocar-se.
O que pode fazer para ajudar a manter a bateria do seu carro carregada?
Certas condições são mais duras para a bateria do seu veículo, como temperaturas exteriores severas, certos hábitos de condução e negligência na manutenção. Felizmente, pode ajudar a atenuar estes factores e potencialmente prolongar a vida útil da sua bateria.
Por exemplo as temperaturas frias abrandam as reacções dos químicos no interior da bateria, fazendo-a trabalhar mais. Por outro lado, no calor, é importante fazer um esforço para encontrar sombra para o seu automóvel. Uma bateria que fique demasiado quente tem dificuldade em manter a carga. Isto porque as reacções químicas no seu interior não interagem adequadamente como acontece em temperaturas moderadas.
Para o bem da sua bateria, deve também evitar percorrer distâncias muito curtas no seu automóvel. Depois de ligar o motor, a bateria precisa de tempo para carregar completamente. Ao fazer viagens frequentes com menos de 10 minutos, a bateria nunca atinge um estado carregado, acabando por encurtar a sua vida útil.
Embora seja fácil esquecer-se de inspecionar a bateria do seu automóvel regularmente, é importante identificar os problemas antes que se agravem. Por exemplo, a corrosão pode formar-se à volta dos terminais da bateria e começar a interferir com o processo de carregamento.