Como remover tudo o que não interessa do Windows 11!

O sistema operativo Windows 11 da Microsoft vem com dezenas de aplicações para todo o tipo de tarefas. Algumas são muito utilizadas. Outras nem por isso. O grande problema é que no geral as temos de ter todas porque em alguns casos não é possível a remoção. No entanto há uma solução que pode fazer toda a diferença. Assim veja como remover tudo o que não interessa do Windows 11.

Como remover tudo o que não interessa do Windows 11!

Algumas aplicações do Windows 11 podem remover-se em Definições > Aplicações ou no clássico Painel de Controlo. No entanto, outras estão bloqueadas e não podem ser desinstaladas. Claro que pode utilizar ferramentas de terceiros, bem como comandos do PowerShell, para as remover do sistema operativo. Ainda assim e embore o PowerShell funcione bem, requer conhecimentos especializados. Tudo porque a remoção de aplicações pode, por vezes, ter consequências indesejadas.

A aplicação de código aberto JunkCtrl é sem dúvida uma excelente opção para que tudo corra bem. É um novo programa desenvolvido pelo criador de programas como BloatyNosy e ThisIsWin11. A propósito disto lembro que a aplicação BloatyNosy inclui também a funcionalidade de desinstalação.

O JunkCtrl tem um tamanho inferior a 100 kilobytes e um tamanho de ficheiro de apenas 31 kilobytes. O programa pode executar-se de imediato e não precisa de ser instalado. Atenção que o Windows 11 pode lançar um aviso de segurança SmartScreen, o que pode acontecer quando um programa é novo.

A utilização do JunkCtrl é simples, mas a interface pode confundir alguns utilizadores. O primeiro ecrã apresenta as opções de verificação. Tanto as de base, como as que se podem adicionar via plugins.

Um clique no botão de pesquisa procura no sistema as aplicações correspondentes. A lista de aplicações devolvida permite que os utilizadores verifiquem uma ou várias apps para remoção.

A arquitetura de plug-in da aplicação de código aberto abre possibilidades para alargar a funcionalidade, adicionando mais assinaturas à aplicação.

Entretanto a aplicação tem também uma lista das aplicações mais odiadas no Windows 11, que, sem surpresa, lista o TikTok, o Print3D e o Mixed Reality Portal.

Resumidamente o JunkCtrl é uma pequena ferramenta de código aberto com muito potencial e que sem dúvida deixa o Windows livre de lixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também