Atenção: remover este ícone do Windows 11 dá mais memória!

Muitas aplicações que temos no computador são arrancadas de forma silenciosa e ficam num estado de dormência em segundo plano. Isto para quando as executamos elas arrancarem de forma mais rápida. No entanto, este sistema também possibilita que elas sejam sempre atualizadas. Enquanto isto não é um grande problema no Windows 10, no Windows 11 pode vir a ser. É que a gestão de recursos é feita de forma diferente. Dito isto, com um simples truque de remover um ícone do Windows 11 pode ganhar mais memória!

Atenção: remover este ícone do Windows 11 dá mais memória!

Tanto os widgets como o Temas ocupam um grande número de processos Microsoft Edge WebView2 para funcionar. O WebView2 é uma forma de utilizar o Edge e o motor de renderização sem ter de se lançar o browser ou a sua interface. Todos juntos utilizam muitas centenas de MB para poderem funcionar.

Windows 11 memória

No caso dos widgets isto não é muito preocupante. Tudo porque os processos não começam até carregarmos no botão de widgets. Mesmo que estejam congelados em segundo plano. No entanto, no caso do Teams as coisas são diferentes. Assim todos os processos são sempre lançados automaticamente. Mesmo que não utilizemos esta aplicação o curioso é que um truque muito simples permite-nos ganhar muita memória no Windows 11. De facto, se removermos o ícone do Teams da barra inferior através das definições da barra de tarefas ganhamos muita memória.

Windows 11 memória

O processo é muito simples. Só temos de dar um clique na barra com o botão direito do rato e escolher a opção Definições da barra de tarefas. A seguir na janela que surgir temos de desativar a opção conversar. Entretanto quem não utiliza os widgets também os pode desativar. Fica mais ou menos como na imagem abaixo.

Windows 11 memória

Mas há outra coisa para ganharmos ainda mais memória e aqui já passa pelo Edge.

Se utiliza o Edge diariamente pode deixar esta opção ativa. No entanto, se tem outro browser como o Chrome há uma coisa que tem de fazer. Desativar já o início rápido. Para esse efeito clique nos três pontos no canto superior direito do Edge e escolha Definições. Em Definições, no menu do lado esquerdo, escolha a opção sistema e desempenho. Depois em cima surge algo a dizer Início Rápido. Como disse, se não utiliza o Edge desative essa opção e vai ganhar muita memória.

Isto são sem dúvida dois truques que vão fazer toda a diferença para ganhar mais memória no computador.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também