Muitas vezes não pensamos nisto mas a verdade é que o mau tempo pode ter um grande impacto nos aparelhos que temos em casa. Claro que não é a chuva, mas tudo aquilo que gera electricidade. De facto, os relâmpagos, uma forma descontrolada e imprevisível de eletricidade, podem trazer consequências desastrosas quando combinados com os aparelhos da sua casa. Numa tempestade eléctrica, centenas de milhões de volts atravessam a atmosfera e qualquer coisa remotamente condutora no seu caminho pode oferecer uma rota não intencional para o solo. Assim tenha com a ligação perigosa entre relâmpagos e os aparelhos que tem em casa!
Há uma ligação perigosa entre relâmpagos e aparelhos em casa!
“Os aparelhos ligados à parede durante uma tempestade criam essencialmente um caminho para o raio entrar em sua casa”, avisa Emmett Lane, especialista da Geonode.
“Assim que o raio atinge o sistema elétrico da sua casa, segue a cablagem, que eventualmente conduz ao seu dispositivo.”
A verdade é que, mesmo que um raio não atinja diretamente a sua casa, pode causar um pico de energia que pode destruir todos os dispositivos ligados a tomadas eléctricas. De facto, a utilização de gadgets durante uma trovoada pode tornar-se mortal.
Perigo de eletrocussão
Um dos perigos mais imediatos da utilização de aparelhos durante uma trovoada é o risco de eletrocussão. Os relâmpagos, com a sua poderosa carga eléctrica, podem atingir casas, árvores e tudo o que estiver no seu caminho. Quando está a utilizar um dispositivo ligado à corrente, como um computador portátil ou um smartphone, torna-se um potencial condutor para esse raio. Se um raio atingir a sua casa, a descarga eléctrica pode passar pelos seus aparelhos e entrar no seu corpo, provocando ferimentos graves ou mesmo a morte.
Risco de incêndio
Os aparelhos, especialmente os que têm baterias de iões de lítio, podem aquecer durante a utilização. Se um raio atingir a sua casa e provocar um pico de energia, pode sobrecarregar os seus aparelhos, provocando um risco de incêndio. Não é invulgar que os aparelhos electrónicos funcionem mal durante picos de energia e as consequências podem ser desastrosas se um incêndio começar durante uma trovoada.
Picos de energia prejudiciais
Os relâmpagos podem causar picos de energia que não se limitam a danificar os seus aparelhos. Podem danificar a infraestrutura eléctrica da sua casa, levando a reparações e substituições dispendiosas. Os protectores contra picos de corrente podem oferecer alguma proteção, mas não são infalíveis, especialmente quando há um raio envolvido. É melhor desligar totalmente os aparelhos durante uma tempestade para minimizar o risco.
Distração
A utilização de aparelhos durante uma trovoada pode ser uma distração, desviando a sua atenção dos perigos imediatos no exterior. Pode perder alertas de emergência importantes ou não se aperceber do agravamento das condições meteorológicas. A sua atenção deve estar centrada na segurança durante a tempestade e não no seu ecrã.
Perigos no exterior
Utilizar os gadgets no exterior durante uma trovoada é ainda mais arriscado. Se for apanhado ao ar livre com um dispositivo metálico na mão, torna-se um alvo privilegiado para a queda de raios. Procurar abrigo é a melhor forma de agir quando se está ao ar livre durante uma tempestade, e a utilização de gadgets pode desencorajá-lo a fazê-lo.
Danos causados pela água
As trovoadas trazem frequentemente chuva forte. A utilização de gadgets, especialmente se estiver perto de janelas ou portas abertas, pode expô-los a danos causados pela água. A água e os aparelhos electrónicos não se misturam bem, e mesmo uma pequena quantidade de humidade pode levar ao mau funcionamento do aparelho ou a riscos eléctricos.
O que pode fazer para se proteger?
Emmett Lane, a especialista da Geonode, revelou algumas medidas que podemos tomar para minimizar os riscos.
Afaste-se de todos os aparelhos com fios: Para garantir a segurança, evite utilizar computadores portáteis, telemóveis ou quaisquer outros aparelhos electrónicos durante uma trovoada.
Desligue os seus aparelhos: Desligue todos os aparelhos eléctricos da respectiva fonte para minimizar o risco de picos de tensão.
Invista em protetores contra sobretensões: Embora não sejam infalíveis, os protectores contra picos de corrente podem salvar o seu aparelho durante picos de corrente ligeiros.
Evite os duches: A água é um bom condutor de eletricidade. Por isso, evite tomar duche ou lavar a loiça durante uma trovoada.
Não negligencie os riscos
Possivelmente, uma das razões pelas quais as pessoas não se apercebem deste perigo é a raridade destes acidentes. No entanto, apesar da sua infrequência, é essencial lembrar que os raios não discriminam – e quando atingem, os danos podem ser catastróficos.
Para reformular um ditado famoso: mais vale prevenir do que remediar. Quando se trata de trovoadas e dos seus riscos inerentes, um pouco de precaução pode ser muito útil.
A melhor solução? Desligar os aparelhos da tomada ou suspender a sua utilização pode parecer um incómodo, mas é facilmente justificável quando comparado com os potenciais danos e prejuízos causados por um único pico de energia induzido por um raio. A segurança nunca deve ser comprometida.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!