Qual a relação do magnésio com os diabetes tipo 2?

O magnésio desempenha um papel em mais de 300 funções no seu corpo, tais como construir proteínas, manter os músculos e os nervos a funcionar corretamente, gerir os níveis de açúcar no sangue e controlar a pressão arterial. Também precisa de magnésio para apoiar a saúde dos seus ossos, criar ADN e ARN e produzir energia. Entretanto o magnésio trabalha com outros eletrólitos, como o cálcio e o potássio, para estabilizar o batimento cardíaco. E qual é a relação do magnésio com os diabetes?

Se não obtiver magnésio suficiente através da sua dieta ou de suplementos, pode desenvolver dormência, cãibras musculares, convulsões ou alterações de personalidade. Como o magnésio apoia o metabolismo do açúcar no sangue, uma deficiência de magnésio pode causar problemas na gestão do açúcar no sangue. Um estudo publicado no Journal of Internal Medicine descobriu que o consumo de mais magnésio está associado a um risco 15% menor de diabetes tipo 2.

No entanto, isso não significa necessariamente que níveis baixos de magnésio causem diabetes tipo 2. A deficiência de magnésio também está associada à resistência à insulina. Assim os investigadores estão a analisar atentamente se os suplementos de magnésio podem ajudar a gerir a diabetes tipo 2.

O magnésio é bom para as pessoas com diabetes tipo 2?

Os rins trabalham para manter certos nutrientes em equilíbrio no seu sistema. Se ingerir demasiado magnésio através de suplementos ou alimentos, os rins eliminam o excesso de magnésio através da urina. Por outro lado, se tiver dias específicos em que a sua ingestão de magnésio é baixa, os seus rins excretam menos magnésio. Isto para manter as suas funções corporais intactas. As pessoas com diabetes tipo 2 tendem a perder magnésio através da urina. Isto piora a sua resistência à insulina.

Uma revisão de 2021 na revista Nutrients descobriu que os suplementos de magnésio ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes e em pessoas de alto risco. O magnésio reduz a glicose plasmática em jejum. Os níveis de glicose após um teste de duas horas e a resistência à insulina, especialmente em pessoas com alto risco de diabetes. O magnésio parece também melhorar a sensibilidade à insulina e pode reduzir o stress oxidativo e a inflamação.

O corpo possui cerca de 25 gramas de magnésio, principalmente nos ossos e tecidos. No entanto é necessário ingerir magnésio suficiente para que os rins excretem até 120 miligramas através da urina. Os homens com mais de 30 anos precisam de pelo menos 420 miligramas de magnésio. Já as mulheres precisam de 320 miligramas (ou mais se estiverem grávidas ou a amamentar). Sementes de chia, amêndoas, feijão preto e manteiga de amendoim são apenas alguns dos alimentos ricos em magnésio. Os suplementos de magnésio, como o aspartato, citrato, lactato e cloreto de magnésio, são melhor absorvidos pelo seu corpo do que outros suplementos de magnésio. Tenha em atenção que os suplementos de magnésio podem ter um efeito laxante.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também